DIÁRIO apresenta roteiro para conhecer o mundo andando de moto

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Preparar-se para pegar a estrada é fundamental para quem está pensando em descobrir novos horizontes de moto. Sem dúvida, não há sensação mais libertadora do que deixar o vento bater no rosto acompanhado de uma bela paisagem ao redor. Mas, para garantir toda a segurança durante o trajeto, é importante investir em alguns preparos antes da tão sonhada viagem.

Você deve ficar atento aos equipamentos de segurança e às condições da moto para não ter imprevistos. Fique de olho também na documentação, tanto na validade da carteira de habilitação quanto nos documentos de propriedade da moto. Antes de cair na estrada, pesquise bem quais são os percalços da rota que você deseja desbravar. Esses são alguns cuidados básicos para serem levados em consideração que tornarão sua viagem muito mais prazerosa e segura.

Veja também as mais lidas do DT

Equipamentos de segurança

Além de roupas especiais e apropriadas para a atividade, há vários tipos e modelos de luvas disponível no mercado, que auxiliam muito na hora de conduzir a moto, sobretudo quando se trata de viagens longas. Fora as luvas, é válido investir em um capacete de qualidade e com encaixe perfeito para a sua cabeça – o acessório não pode ficar apertado e nem largo, pois isso pode atrapalhá-lo durante a sua viagem. Uma dica é apostar em cores claras, pois isso facilita que os outros motoristas o vejam durante a noite.

Faça o teste de freios e marcha para verificar se estão em perfeito estado. Se houver algum ruído ou mal funcionamento, vá direto ao seu mecânico de confiança ou pegue a indicação de um profissional com um familiar ou amigo e faça os reparos necessários imediatamente. Nesse momento não há muito o que fazer, o melhor mesmo é investir um dinheiro antes que haja algum problema mais sério. Invista também em um kit básico de ferramentas para alguma emergência.

Em relação aos pneus, verifique atentamente se há algum desgaste e se eles estão calibrados. Se estiverem muito gastos, o melhor é trocá-los por novos, mas fique atento, pois pneus novos são pouco aderentes devido a fina camada que possuem. Rode um pouco com a moto para gastar a borracha e só depois pegue a estrada. Isso vai garantir melhor estabilidade e performance durante a viagem. E lembre-se de sempre passar no mecânico antes de ir viajar para fazer um check list sobre as condições da moto.

Documentação em dia

Verifique a validade da sua Carteira Nacional de Habilitação e os documentos do veículo para não passar por apuros durante a viagem. Leve sempre com você sua cédula de identidade ou passaporte se for cruzar fronteiras. Em alguns destinos internacionais é solicitado a Permissão Internacional para Dirigir. Pesquise seu destino e fique atento a esta questão.

Planejar

Pesquise todos os detalhes sobre o trajeto que irá conduzi-lo ao seu destino escolhido. Veja as condições das estradas, se há postos de gasolina, se você realmente conhece quais são as rotas que você deve pegar ou se será necessário contar com a ajuda de um GPS ou mapa. Definir corretamente o caminho a ser percorrido evita dor de cabeça durante o passeio. Nesses casos, o mais recomendável é levar alguém com você que já tenha feito esse caminho ou conheça bem a região para não se perder.

Fique alerta quanto às mudanças climáticas durante o seu passeio e, se possível, consulte alguma fonte de meteorologia antes de pegar a estrada. Se a viagem for durar mais de um dia, pesquise hotéis para passar a noite e planeje as paradas ao longo do caminho para que o trajeto não fique cansativo.

  • Sugestões de roteiros

Depois dos preparativos prontos, é hora de decidir qual o destino ideal para desbravar nas suas próximas férias. Pensando nisso, listamos alguns lugares incríveis no Brasil e no mundo que valem a pena conhecer.

Serra Negra – Brasil

Localizada no interior de São Paulo, a estrada é ótima e a vista, então, nem se compara. O trajeto é cheio de curvas e é ideal para quem gosta de apreciar a paisagem calma junto aos amigos.

Deserto do Atacama – Chile

Quem tem uma moto sonha em fazer uma rota até o Deserto do Atacama, no Chile. Próximo ao Brasil, o destino é procurado por muitos motoqueiros por ser um trajeto desafiador. Prepare-se com antecedência, junte os amigos e prepare-se para viver uma experiência que marcará a sua vida para sempre.

Rota 66 – Estados Unidos

A mais famosa e importante estrada norte-americana, a Rota 66, é a consagração para qualquer motoqueiro. Cortando o país de leste a oeste, esse trajeto apresenta os mais variados tipos de vegetação e aventuras que uma estrada pode proporcionar. Sempre retratada em filmes e livros, a Rota 66 pode transformar quem a desbrava em um verdadeiro mito das estradas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade