Rei Pelé doa acervo de seu museu à cidade de Santos 

Continua depois da publicidade
REDAÇÃO DO DIÁRIO
 
A Prefeitura de Santos assinou na última quarta-feira (9) o acordo em que municipaliza o Museu Pelé e assume a gestão do acervo de 560 peças do ex-jogador Edson Arantes do Nascimento.
“Agora ficou realmente o Pelé Eterno”, disse Pelé durante a formalização da doação ao município. O acervo está avaliado em cerca de R$ 19 milhões. O contrato foi assinado do escritório do atleta, no centro de Santos, com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e do presidente nacional da AMA Brasil _que administrava o museu_, José Luiz Aranha Moura.
“Tenho certeza que as peças vão ser muito bem cuidadas. E quero continuar ajudando a tornar Santos conhecida no mundo todo”, complementou Pelé, lembrando que outras grandes cidades queriam o valioso acervo, a exemplo de Nova York (EUA), onde encerrou a carreira pelo Cosmos. Também o Japão e países europeus queriam o material histórico.
Além das 144 peças que já estavam no Museu Pelé,  entre troféus, uniformes e fotografias, foram doados mais de 400 outros itens para reserva técnica e novas exposições. Entre eles, um tem lugar de destaque nos ‘três corações’ do Rei: a caixa de engraxate que usava quando menino em Bauru.
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, agradeceu pela iniciativa do Atleta do Século 20 e destacou que a medida será mais um importante passo para eternizar a história de Pelé com a cidade.
“O Pelé sempre levou Santos para o mundo. Chegou o momento de trazer o mundo para Santos. Este é um acordo histórico e mais um gol de placa do Pelé”, disse o prefeito, explicando que até 20% do acervo poderá ser utilizado em exposições itinerantes.
O contrato foi assinado do escritório do atleta, no centro de Santos, com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa (Foto: divulgação)
O contrato foi assinado do escritório do atleta, no centro de Santos, com a presença do prefeito Paulo Alexandre Barbosa e do presidente nacional da Ama, José Luiz A. Moura (Foto: divulgação)
Vínculo à Secretaria de Turismo
O prefeito Paulo Alexandre também assinou um decreto que incorpora o Museu Pelé à estrutura administrativa da Prefeitura (vinculando-o à Secretaria de Turismo), e um termo de distrato com a Oscip Ama Brasil, responsável pela restauração dos Casarões do Valongo e administradora do museu desde a sua inauguração, em junho de 2014. O processo de transição da gestão ocorrerá durante o mês de março.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade