Pará forma primeira turma de Policiamento Turístico

Continua depois da publicidade

Edição do DIÁRIO com Agências.

O 1º Curso de Policiamento Turístico do Pará foi encerrado oficialmente, na última quarta-feira (23), em solenidade realizada no auditório de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará (UFPA). Um total de 34 policiais militares concluintes do curso receberam seus certificados na presença de familiares e autoridades convidadas.

A cerimônia contou com a presença do secretário-adjunto de Estado de Turismo, Joy Colares, do comandante do Policiamento Especializado da Polícia Militar do Estado do Pará (PM-PA), coronel Arthur Moraes, e do comandante da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur), major Ricardo Polaro.

Veja também as mais lidas do DT

A iniciativa de uma formação especializada surgiu por meio da parceria existente entre a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Independente de Policiamento Turístico (Ciptur) da PM-PA. A primeira turma do curso foi aberta com a aula inaugural proferida pelo secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, em 22 de fevereiro, e prosseguiu com uma carga horária total de 215 horas/aula, distribuídas em 13 disciplinas.

Disciplinas

Ao longo do curso, os policiais militares assistiram às aulas de disciplinas como Teoria Geral do Turismo, Segurança do Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Prevenção e Combate à Exploração Sexual no Turismo, Patrimônio Histórico e Cultural do Pará, Legislação Estrangeira e Comportamento Étnico dos Povos Estrangeiros. Além das disciplinas ligadas ao turismo, os integrantes do efetivo da Ciptur receberam instruções teóricas e práticas relacionadas à atividade policial como as de  Primeira Intervenção em Crises, Técnicas de Abordagem, Tiro Defensivo, Primeiros Socorros, Relações Humanas e Língua Inglesa.

Segundo a gerente de Qualificação Profissional da Setur, Flávia Lima, a iniciativa desta formação é pioneira no Brasil e já chamou atenção, inclusive, de Salvador que pretende repetir a experiência. “Hoje, alcançamos 40% do efetivo da corporação, e a nossa meta é que até 2018, todos os policiais militares da Ciptur tenham sido alcançados com este curso de capacitação em turmas posteriores”, revelou.

De acordo com o major Ricardo Polaro, a qualificação do efetivo é fundamental para alcance dos objetivos da corporação. “A importância da capacitação é total. Não podemos prestar um serviço de qualidade se não tivermos homens bem treinados e esse curso é um marco, além de ser essencial como foi dito pelo secretário de turismo, uma vez que a segurança pública é elementar para o desenvolvimento do turismo em nosso Estado”, afirmou.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade