Quero estruturar o COMTUR, por onde começo?

Continua depois da publicidade

por Eduardo Mielke*

Se você já percebeu a necessidade em fazer gestão através do COMTUR e têm claro que esta é a Política de Turismo municipal, então mãos à obra. Mas, por onde começar? Esta é a pauta de hoje.

Antes de iniciar, veja no Blog www.politicadeturismo.wordpress.com os textos relacionados ao COMTUR. Todos eles. A partir de agora eles começam a se integrar um a um à Série Sistemas Municipais de Turismo ou SIMTUR.

Veja também as mais lidas do DT

Bem, há dois caminhos. A escolha dos mesmos dependerá de aspectos mais políticos da localidade do que técnicos. Em ambos, o resultado é o mesmo. O primeiro é convidar a todos para participar do Projeto, e ao longo dos trabalhos o grupo de futuros conselheiros irá se formar por seleção natural. E o segundo, consiste em chamar indivíduos específicos. E a medida em que as necessidades aumentam e os objetivos ficam mais claros, outras pessoas vão sendo integradas ao grupo.

Cooperar melhor que resolver sozinho

O Projeto avançará se, e somente se, o desenvolvimento contar com pessoas que percebem e já tenham histórico, que cooperar sempre é melhor do que resolver sozinho, ou pior, no grito. Mesmo que apresentem inicialmente algum sinal nesta linha, não se preocupe. Ao longo do processo, o Dark Side of the Moon se manifestará. Regado pela vaidade, egoísmo e pelo orgulho, estas pessoas tendem a deixar o grupo, porque se bastam…Deixe-as assim pensar. Cada um tem o seu tempo de entender a importância do próximo. E este, está na própria Cadeia de Valor do Turismo da sua Cidade, onde todos moram e da qual o turismo depende.

Portanto, comece mobilizando esta cadeia de valor (empresários e entidades – meios de hosp., A&B, intermediários, eventos, transporte e guias). Pois, é pelo encadeamento reforçado dela que se alicerçarão todos os projetos, tanto tático-operacionais como também político-institucionais. Este grupo deve ser pensando para ser constituído por indivíduos que juntos poderão trazer autonomia e legitimidade ao COMTUR. Todos os conselhos que não funcionam carecem de ambos em diferentes graus. Desta forma, pense nisso com muita atenção.

Se você que me lê é Secretário de Turismo, reúna um grupo de empresários e delegue a eles o processo de sensibilização, oferecendo-lhes somente suporte operacional. Ou faça um acordo com a CDL ou AssCom ou com o C&VB ou AssTur para que o faça. Coloque uma condição: Respeite a Matemática do COMTUR, para que não vire um clube fechado. Tudo o que é fechado é exclusivo, e exclusivo é insustentável e irresponsável. Lembre-se você vai, o empresário turístico fica e são os turistas que queremos que venham e voltem. E outra, se o COMTUR avançar o resultado é seu. Se falhar o resultado é deles. Você tentou e isto faz muita diferença.

Combine com o Secretário

E, se você é um líder comunitário, dirigente de entidade do terceiro setor ou um apaixonado pelo turismo, o processo é o mesmo. Contudo, combine com o Secretário que o Projeto será empreitada pelo grupo. Ele não pode ficar vendido no processo. Dica: a entrada dele propriamente dita, não necessariamente deve acontecer na primeira reunião. Lembre-se, a organização do COMTUR deve ser um movimento de baixo para cima. As entidades organizadas juntamente com a Cadeia de Valor sempre devem ser mais fortes. Só assim o COMTUR terá bases sólidas. E o motivo é simples: Turismo é uma atividade que depende da dinâmica de mercado e governança, sendo que para estruturar esta última, você acabou de dar o primeiro passo.

Bem, uma vez feito isso e aí? Próximos passos? Aguarde os próximos posts da Série SIMTUR.

Dúvidas e esclarecimentos? Pergunte.

Eduardo Mielke, Dr.

Desenvolvimento Turístico Responsável
Sistema Municipal Turístico -SIMTUR
Gestão Pública Inteligente.

www.politicadeturismo.wordpress.com

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade