Instituto Bancorbrás apoia projeto sustentável “Litro de Luz”

Continua depois da publicidade

(REDAÇÃO DO DIÁRIO)

O Instituto Bancorbrás, braço social da rede de serviços Bancorbrás, atua desde 2003 em projetos sócio-educativos nas regiões periféricas do Brasil. Uma de suas missões é possibilitar a jovens carentes uma chance de buscar seu lugar ao Sol, pois, afinal, ele é para todos. A instituição, não por acaso, possui um histórico de realizações e intervenções profissionalizantes em locais de vulnerabilidade social. Alguns projetos são bem emblemáticos:  o Educar para a Vida – por exemplo, oferece cursos intensivos e eventos, aulas de conhecimentos gerais para que o aluno de rede pública tenha a oportunidade de adentrar o mercado de trabalho. O Notas e Canções – utiliza a música para abrir portas e estabelecer a integração da comunidade, como trazer a arte para o cotidiano da periferia.

“Nós temos ações voltadas para a sociedade desde 2003 e, de lá pra cá, nos tornamos mais abrangentes nos projetos. Buscamos juntos com as instituições públicas, responder as nossas ambições e, também, as dos jovens.” – relata Elimário Araújo Santos, diretor da Bancorbrás

Veja também as mais lidas do DT

Segundo Elimário, o Instituto Bancorbrás financia as concepções, muitas vezes pensadas por grupos independentes, para que se tornem programas de assistência vivos. É o caso do projeto Litro de Luz,  um movimento mundial já presente em 21 países, e, como foco principal, procura desenvolver o ambiente comunitário através do trabalho voluntário acerca da iluminação pública sustentável. A comunidade beneficiada com a tecnologia não somente possuirá luz gratuita, mas obterá conhecimento e a capacidade de replicar a produção e instalação das lâmpadas.

Projeto "Litro de Luz" recebe apoio do Instituto Bancorbrás - voltado para causas sociais. (Foto: Divulgação)
Projeto “Litro de Luz” recebe apoio do Instituto Bancorbrás – voltado para causas sociais. (Foto: Divulgação)

Por meio de um sistema de captação de energia solar com garrafas pets e baterias, a ideia do projeto é iluminar as ruas que não possuem rede elétrica ou encontram-se em degradação devido a falta de intervenção pública.

“O Instituto Bancorbrás apoiou a implementação do Litro de Luz em uma comunidade do Sol Nascente, no Distrito Federal, em agosto deste ano”, afirma Elimário ao DT. Ainda segundo ele, desde 2015, um estudo esteve em progresso pelos voluntários responsáveis, quando acompanharam cerca de 40 famílias em situação de miséria e falta de acesso a serviços básicos de saúde, educação e dignidade.

Os moradores foram e continuam sendo convidados a participar de oficinas, palestras e workshops, com o intuito de que conversem entre si organicamente sobre sustentabilidade, empreendedorismo, ciência e, porque não, possibilidades de vida.

Elimário Araújo, diretor da Bancorbrás: "investimentos no Instituto que valem a pena" (Foto: DT)
Elimário Araújo, diretor da Bancorbrás: “investimentos que valem a pena” (Foto: DT)

“Nós temos quase duzentos colabores da Bancobrás que fazem visitas a hospitais, creches e outros centros, ações e movimentos, periodicamente. É um corpo de voluntariado interno que damos força para continuar.” – explica Elimário.

Conheça mais do projeto Litro de Luz e outras ações sociais do Instituto Bancorbrás.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade