Marie Louise Pittet, gerente do Hotel José Nogueira, no Chile, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

Em frente à praça Muñoz Gamero, em Punta Arenas, no Chile, a construção secular segue o tom da maioria dos prédios no centro da cidade, com traços da arquitetura europeia da época do final do século IXX, oferecendo aos hóspedes uma viagem ao passado, graças principalmente à decoração, que procura manter a atmosfera antiga e os traços originais. Em entrevista ao DIÁRIO, a gerente do Hotel José Nogueira, Marie Louise Pittet, contou a história do empreendimento, falou sobre o departamento de vendas, sobre a procedência dos hóspedes, atrativos da região, entre outros assuntos. Confira a entrevista concedida ao repórter do DT, Marcelo Villas Boas:

DIÁRIO – Antes mesmo de entrar no hotel, percebe-se que este é um edifício histórico. Pode falar sobre ele?

Veja também as mais lidas do DT

Por ser um edifício originalmente residencial, os apartamentos não são iguais. (Foto: divulgação)
Por ser um edifício originalmente residencial, os apartamentos não são iguais. 

MARIE LOUISE PITTET – Este é o Edifício Palácio Sara Braun. A construção foi terminada em 1900. Sara Braun era casada com Dom José Nogueira e, por isso, o nome do hotel, mas ele faleceu antes que o empreendimento estivesse pronto. Somente ela viveu aqui. Eles não tiveram filhos e ela faleceu na década de 50; então o prédio ficou sob responsabilidade de sobrinhos, mas por muito tempo o edifício ficou abandonado e alguns móveis foram roubados, já que não conseguiram manter o local. Havia interesse por parte de alguns estrangeiros de comprarem o edifício. Então, reuniram-se alguns Magallânicos, pessoas dessa região, e formaram o Club de la Union, com o objetivo de resgatar esse edifício e mantê-lo para a região, em mãos locais. Atualmente, esses são os donos do edifício e nos alugam para usarmos como hotel e manter as necessidades da construção. Aqui, temos o restaurante Club de la Union, onde mantemos a mobília original.

José Nogueira chegou aqui aproximadamente no ano 1870. Casou-se com Sara Braun, que tinha família russa e já haviam feito sua fortuna e se associaram a Nogueira, que era bem mais velho que ela.

Em 1982, o edifício foi declarado patrimônio histórico nacional e, em 1992, o hotel foi aberto.

DIÁRIO – Qual a procedência dos hóspedes do Hotel José Nogueira?

MARIE LOUISE PITTET – A maioria são chilenos, depois argentinos. Em seguida os norteamericanos e também  brasileiros.

Paisagem de Torres del Paine, na região da Patagônia Chilena. (Foto: divulgação)
Paisagem de Torres del Paine, na região da Patagônia Chilena. (Foto: divulgação)

Normalmente os estrangeiros vêm na temporada alta, entre outubro e março, para lazer, turismo nos principais pontos da região, Torres del Paines, cruzeiros pelos canais, Tierra del Fuego. O resto do ano, são mais chilenos, empresas, a negócios.

DIÁRIO – Como o crescimento da região como um todo tem impactado na chegada de hóspedes do hotel?

MARIE LOUISE PITTET – Esta baixa temporada está bem melhor que as anteriores. Estamos recebendo muitos hóspedes. O ideal para a região é diminuir a sazonalidade. As temporadas são muito marcadas, a mudança é muito brusca. Temos trabalhado para diminuir a sazonalidade. A cidade de Punta Arenas pode ser visitada o ano todo, tem atividades o ano todo. O principal ponto de visitação, Torres del Paines, fica aberto o ano todo. Os roteiros se encerram por falta de demanda, mas pode-se visitar o parque, se hospedar em Puerto Natales [cidade próxima a Punta Arenas].

Somos parte da Patagônia e nos diferenciamos da Patagônia Argentina porque temos as geleiras, os fiordes, coisas que nos fazem especiais

DIÁRIO – Como funciona seu departamento de vendas?

MARIE LOUISE PITTET – Através de operadores turísticos, sites de busca e reservas online, como o Booking.com. A maioria das reservas é feita pela internet. Também há convênios com empresas para recebermos executivos.

DIÁRIO – Como você vê eventos que objetivam trazer mais turistas e, consequentemente, o interesse de grandes empresas na região de Punta Arenas, como o Congresso Achet, que aconteceu recentemente?

MARIE LOUISE PITTET – O objetivo do Congresso Achet é uma reunião comercial, um encontro do setor para os empresários para descentralizar a atividade turística, por isso acontece todos os anos em diferentes cidades do Chile. Ano passado foi no norte do país, este ano no sul e acredito que no ano que vem será no norte de novo. Serve para trazer as últimas novidades do setor, informações atualizadas. É mais que um encontro comercial, mas uma oportunidade de compartilhar e conhecer informações e empresários.

O edifício foi declarado patrimônio nacional em 1982. (Foto: divulgação)
O edifício foi declarado patrimônio histórico nacional em 1982. 

A nossa região, como eu disse, pode ser visitada o ano todo. A cidade de Punta Arenas é bastante moderna e desenvolvida para receber estrangeiros. Os estrangeiros que vêm para cá se surpreendem com a estrutura, todos os serviços, segurança, acessibilidade, lugares interessantes o ano todo. Somos parte da Patagônia e nos diferenciamos da Patagônia Argentina porque temos as geleiras, os fiordes, coisas que nos fazem especiais. A nossa cultura, até na forma de falar, nos diferencia do resto do Chile. Somos uma região que por muito tempo esteve mais vinculada à Argentina que ao resto do Chile. Temos uma cultura e uma forma de ser muito diferente do resto do Chile.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade