João Gilberto Oliveira, coordenador da Romaria Nacional do Turismo, conversa com o DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Marcos J. T. Oliveira, repórter frelancer do DIÁRIO

A Romaria Nacional do Turismo surgiu em 2014 com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Turismo (27/09) e proporcionar ao segmento e profissionais de turismo (guias, agências, operadoras, agentes da pastoral do turismo) um momento de intercâmbio. O evento ganhou notoriedade até que coordenador, o guia turístico e presidente da AGCTUR, João Gilberto Oliveira, continuasse nos anos seguintes.

Em 2016, a Romaria chega a sua 3ª edição e acontecerá entre 23 e 25 de setembro em Aparecida (SP). João Oliveira conversou com o DIÁRIO e falou um pouco sobre o surgimento da iniciativa, público-alvo e novidades da programação. Já estão confirmadas caravanas de Belém (PA), Teresina (PI), Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e  Rio Grande  e do Sul. Palestrantes de El Salvador e Portugal também são destaques na agenda. Acompanhe:

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIOO que é e como surgiu a Romaria Nacional dos profissionais de Turismo em Aparecida?

João Gilberto de Oliveira – A Romaria surgiu em 2014 com o objetivo de comemorar o Dia Mundial do Turismo (27/09) e também proporcionar aos profissionais de turismo (guias, agências, operadoras, agentes da pastoral do turismo)  uma oportunidade para refletirem as orientações da Igreja do Brasil para o segmento do turismo. Ao mesmo tempo promovemos o entrelaçamento entre os diversos agentes que estão no dia a dia  atuam direto com o turista, peregrino ou visitante.

DIÁRIO- Como é a estrutura do evento e qual o público-alvo?

João Gilberto de Oliveira – Existe uma coordenação local, onde sou o coordenador geral – como presidente da AGCTUR e responsável do Projeto Vale Receptivo – e esta é composta de outros profissionais representantes de diversas entidades ligados ao Circuito Turístico Religioso. Conta com importantes apoios como: Pastoral do Turismo Nacional CNBB, Arquidiocese de Aparecida, Santuário Nacional de Aparecida, Prefeitura Municipal e CNTUR (Confederação Nacional de Turismo). O público-alvo é principalmente composto por profissionais: guias, agências, operadoras, agentes da pastoral do turismo e demais segmentos dentro do turismo (meios de hospedagens e profissionais diversos do receptivo turístico religioso).

DIÁRIO- Está em qual edição e como avalia as anteriores? O senhor organiza desde a primeira?

João Gilberto de Oliveira – O evento está em sua terceira edição e tem como tema “Profissionais em busca do Bem Comum”. Este ano, teremos a presença ilustre do diretor da Obra Nacional da Pastoral de Turismo de Portugal (ONPT) Padre Carlos Alberto da Graça Godinho, que fará a palestra principal.

Como idealizador da Romaria desde a primeira edição, venho contando com apoio de diversas entidades como o Santuário Nacional de Aparecida, Associação dos Guias do Circuito Turístico Religioso (AGCTUR), Sede Nacional para o Desenvolvimento do Turismo Religioso (SENADETUR), Pastoral do Turismo do Brasil (CNBB), Obra Nacional da Pastoral do Turismo de Portugal (ONPT) , Arquidiocese de Aparecida e diversos outras entidades e empresas ligadas ao turismo regional  e nacional.

DIÁRIO- Que temas serão debatidos na edição de 2016?

João Gilberto de Oliveira – O tema principal de 2016 é “Profissionais em Busca do Bem Comum”, mas, também, discutiremos em mesa redonda vários outros assuntos de interesse dos profissionais. Refletiremos também sobre o tema do Dia Mundial do Turismo 2016 que  é “Turismo para todos – Promover a acessibilidade Universal”.

DIÁRIO- Quem não é católico pode participar de alguma forma?

João Gilberto de Oliveira – O encontro é aberto para outros pessoas e segmentos e religiões não católicas, com objetivo de promover o ecumenismo no turismo e  um maior entrosamento entre os profissionais das diversas culturas diferentes.

DIÁRIO- Perspectivas dessa edição? Como o profissional do turismo pode participar?

João Gilberto de Oliveira – As perspectivas do evento da edição de 2016 é receber um público maior e mais qualificado de profissionais de turismo de todo o Brasil. Já temos confirmadas presença de caravanas e profissionais vindas de Belém (PA), Teresina (PI), Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio grande do Norte e  Rio Grande  e do Sul. A boa notícia desse ano de 2016 é a confirmação da presença de representantes dos países de El salvador e Portugal. Na edição anterior, tivemos representantes do Peru e Argentina, portanto o evento promete ser bem sucedido e começa ter uma importância internacional. Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.profissionaisdoturismo.com ou telefonar para (12) 3105-8590 para terem mais informações.

Serviço:

Local: Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, Cidade do Romeiro, Aparecida (SP).
Data: 23 a 25 de setembro de 2016
Mais informações: www.romariaprofissionaisdoturismo.com
Telefone: (12) 3105-8590

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade