10 livros para se inspirar e viajar à República Tcheca

Continua depois da publicidade

Agências com Edição do DIÁRIO

A insustentável leveza do ser, O Processo, Golem, O Cemitério de Praga, O Bom Soldado Švejk, As assombrosas aventuras de Kavalier e Clay, Praga mágica, O milagre secreto, Gottland, A orgia de Praga. Estes 10 livros foram inspirados pelas cidades pitorescas, pela natureza romântica ou a fascinante história da República Tcheca. Embora eles falem de temas diferentes e sejam  destinados aos amantes da fantasia, sátira ou  de suspense, têm algo em comum: seus autores foram cativados pela República Tcheca. Portanto, depois de ler os livros recomendados é bem fácil sentir a necessidade de viajar imediatamente para República Tcheca …

Veja também as mais lidas do DT

A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera
O célebre romance do ainda mais famoso escritor se passa no momento da Primavera de Praga (em 1968) e descreve a vida intelectual e artística desta época tumultuada, e também a vida íntima de quatro personagens principais e um cachorro.

O Processo, de Franz Kafka
O famoso escritor Franz Kafka nasceu em Praga e antes de inspirar uma geração de escritores, ele  mesmo foi inspirado por esta metrópole.   Kafka tinha um instinto especial que lhe permitiu descobrir lugares misteriosos nos becos de Praga, que se refletiu, por exemplo, em seu romance  O Processo

Golem, de Gustav Meyrink
O romance de mistério é ambientado  no final do século XIX, nas ruas tortuosas da antiga  cidade  judaica. O personagem principal viaja no passado e, por sua vez, está em perigo de morte.

O Cemitério de Praga, de Umberto Eco
Drama, aventura e um protagonista não exatamente admirável. Esses são os principais atributos do romance espetacular de Umberto Eco, para ser lido por quem quiser desfrutar não só Praga, mas também a arte de um grande escritor.

O Bom Soldado Švejk, de Jaroslav Hašek
Para quem se interessa pela  historia da República Tcheca e a especial forma de vida de sus habitantes, o libro  Dobrý voják Švejk está sob medida. O livro satírico relata a vida de um soldado da primeira guerra mundial mostrando a corrupção nua e crua, hipocrisia e degeneração da sociedade da época.

As assombrosas aventuras de Kavalier e Clay, de Michael Chabon
A novela, pela qual Michael Chabon mereceu o Premio Pulitzer, transporta os leitores desde Praga ocupada pelos nazistas até Nova York onde os personagens principais se juntam para criar uma história em quadrinhos


Praga mágica, de Angelo Maria Ripellino

O livro de ensaios   Praga mágica, do autor italiano Ripellino, é centrado no amor e na inspiração. O autor  rende homenagem à beleza, melancolia e mistério que da Cidade situada sobre o rio Moldava (Vltava). Angelo Maria Ripellino amava Praga e condenava duramente a ocupação da República Tcheca em 1968, razão pela qual nunca mais retornou à sua Cidade favorita.

O milagre secreto, de Jorge Luis Borges
O dramaturgo Jaromír Hladík é preso em Praga ocupada pelos nazistas. Ele é um judeu fortemente posicionado contra a união da Áustria com a Alemanha nazista. Estes são motivos suficientes para a execução. Porém no momento em que ele tem de ser executado, um milagre inesperado acontece.

Gottland, de Mariusz Szczygiel
Um dos jornalistas de investigação  de maior sucesso na Europa escolheu a Republica Tcheca como seu próximo alvo para descobrir seus segredos. A novela emocionante Gottland é uma excelente companheira para um voo para a República Tcheca.

A orgia de Praga, de Philip Roth
O escritor norte-americano embarca numa Viagem para Praga em 1970, em busca de um manuscrito escrito por um mártir judeu. Na complicada Viagem elo país comunista encontrará mais do que estava preparado

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade