36ª edição da Festa das Flores e do Morango acontece no interior de São Paulo

Continua depois da publicidade

Marcos J. T. Oliveira, repórter especial do DIÁRIO

 

Atibaia, distante 60 km de São Paulo, é um município conhecido nacionalmente pela produção de morangos. Não é à toa que o destino abriu oficialmente a 36ª Festa das Flores e Morangos de Atibaia no dia 02 de setembro. A festa é o 4ª evento cultural paulista que mais atrai público de fora do Estado de São Paulo. Durante os próximos quatro finais de semanas acontecerão diversas apresentações artísticas com grupos dos mais variados países com shows de musica e dança, fortalecendo ainda mais o seu compromisso cultural.

Veja também as mais lidas do DT

O arquiteto Roy Othake durante a abertura da 36ª Festa das Flores e do Morango em Atibaia.
O arquiteto Ruy Ohtake durante a abertura da 36ª Festa das Flores e do Morango em Atibaia.

A abertura oficial contou com a presença de autoridades locais e estaduais, presidentes de associações e instituições da cadeia produtiva do morango e do renomado arquiteto Ruy Ohtake, autor do projeto do Parque Ecológico de Atibaia que receberá a festa a partir de 2017. “É uma honra estar aqui em mais uma edição da festa das flores e ver como a comunidade de Atibaia e de toda a região faz desta comemoração um evento único. O projeto do Parque está encaminhado e será um local para muitas atividades simultâneas”, falou Ohtake.

Um dos espaços preferidos dos visitantes é o pavilhão de exposição com seus 1500 m² que recebe a cada edição uma decoração com as mais variadas espécies de flores e plantas ornamentadas. “Já morei em Atibaia por oito anos e sei da seriedade e compromisso que o atibaiense, as associações e a colônia japonesa investem na Festa das Flores. É minha primeira participação como secretário e afirmo que a cidade pode contar com toda a infraestrutura do meu gabinete para investir mais no turismo, principalmente em equipamentos urbanos. Aqui ‘furtei’ duas flores: minha esposa e minha filha”, frisou Laércio Benko, de Estado de Turismo de São Paulo.

Laercio Benko, secretário estadual de turismo de São Paulo, e Mônica Rubia Fontes, diretora do Atibaia e Região CVB
Laercio Benko, secretário estadual de turismo de São Paulo, e Mônica Rubia Fontes, diretora do Atibaia e Região CVB

Além de toda a decoração floral, a Festa de Flores e Morangos de Atibaia oferece um verdadeiro festival gastronômico pela diversidade de receitas elaboradas com morangos. Aliás, são mais de 20 espaços gourmets e todos os visitantes  querem provar as delícias de morango como: fondue de morango, morango no espeto com cobertura de chocolate, morango com chantilly e merengue, vitamina de morango, suco de morango, sorvete de morango, torta de morango e chocolate, tempurá de sorvete, pastel de morango, moti de morango (tradicional doce japonês que na Festa também é feito com morango), além de outras guloseimas com morangos.

Decoração floral e com traços orientais no Parque Edmundo Zanoni em Atibaia
Decoração floral e com traços orientais no Parque Edmundo Zanoni em Atibaia

A culinária japonesa também tem seu espaço, pois a colônia oriental na cidade e bastante expressiva. Ganha destaque pela variedade de seu cardápio, que vai desde tempurá, sushi, sashimi, yakissoba, guioza, udon e temaki. Vale ressaltar que o empenho de várias Associações como Acenbra, Fujinkay, Ogako que tem vários voluntários trabalhando nos restaurantes das associações para arrecadar fundos para ações sociais voltadas para esporte, escola de idioma, apresentações artísticas dentre outras ações realizadas durante o ano.

A Festa acontece nas instalações do Parque Municipal Edmundo Zanoni, numa área com cerca de 36 mil m², que abriga, além de toda a estrutura do evento, um espaço verde permanente, lago, parque infantil, salão do artesão e Museu de História Natural. O DIÁRIO conferiu e recomenda!

Decoração com flores e frutas durante a 36ª Festa das Flores e do Morango
Decoração com flores e frutas durante a 36ª Festa das Flores e do Morango.

Parque Ecológico de Atibaia

O Parque Ecológico de Atibaia, elaborado pelo renomado arquiteto Ruy Ohtake, abrigará as futuras edições da feira das flores e outros atrativos. Em 2013 foi lançada a Pedra Fundamental no Parque Ecológico localizado no bairro dos Pires, em Atibaia. Será uma área de 580 mil metros e gerida pela Associação Hortolândia de Atibaia irá desenvolver projetos educacionais, culturais, agrícolas e isso trará grandes incentivos ao turismo e à economia locais.

Serviço:

36º Festa de Flores e Morangos de Atibaia
Data: de 02 até 25 de setembro de 2016 (sextas, sábados e domingos)
Horários: das 09h até 18h
Local: Parque Municipal Edmundo Zanoni, Av. Horácio Neto, 1030, Atibaia – SP
Tel.: 0800-555-979
Site: www.floresemorangos.com.br

O repórter viajou a convite do Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau e hospedou-se no Tauá Atibaia

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade