Medellín: destino que surpreende por sua alquimia de cores e simpatia de povo

Continua depois da publicidade

Por Marcelo Sokabe – repórter freelancer*

Composta por uma alquimia mais equilibrada entre o verde-árvore e o cinza-prédio de São Paulo, a cidade de Medellín além de arborizada, possui uma oferta turística bastante arraigada à cultura local, com múltiplas facetas a depender de que ponto se observa da metrópole.

Como diz o poeta, “os pontos cardeais da vida sempre serão questão de perspectiva e localização”: ao oriente, o hip hop e a cultura marginal sul-americana são constantes nas visitações as las comunas; no centro, com o metrô deslizando por cima sob a ponte, a praça onde monumentos, estátuas de Botero estão espalhadas pelo espaço; rumando as regiões montanhosas, o Teleférico e a visão panorâmica fornecida de lá, em soma com um passeio guiado pelo orquidário da cidade. A Colômbia é o país com a maior variedade de espécies no mundo. Enfim, confira a lista que o DIÁRIO montou de alguns passeios diferenciados para se fazer na cidade de Medellín:

Veja também as mais lidas do DT

 METROCABLE DE MEDELLIN, OS “TELEFÉRICOS”

teleferico-medellin
Vista panorâmica e deslumbrante do Metrocable (Foto: DT)

Com uma extensão de quase 10 quilômetros, o metrocable permite transitar por Medellín com uma viagem fornecida pelos olhos. De cima, a fúria de viver da civilização habitante nos entremeios das montanhas, em situações de risco, manifesta-se; nas lajes, nas placas em letras garrafais de comércios de bairro, na inquietude futebolística das crianças que correm de um lado para o outro na terra batida mista com a grama rasteira de regiões mais altas.

Com 12 anos de existência, o serviço custa cerca de pouco mais de R$2,00, e estabelece conexão do morro com o metrô; facilitando a mobilidade dos moradores periféricos e dos viajantes que experimentam as rotas turísticas de Medellín.

A vista é deslumbrante.

LAS COMUNAS: CASA KOLACHO E ESCADAS ROLANTES

SONY DSC
Independência 13, Las Comunas, Medellín.

PERIFERIAS COLOMBIANAS

A verdadeira Medellín é como a verdadeira São Paulo, quando a conversa é sobre o povo que faz a engrenagem rodar. Quem opera as máquinas pesadas, quem acorda cedo para chegar ao centro.

Paredes e mais paredes tingidas de grafites que remetem a resistência perante ao histórico de violência policial e militar nas periferias colombianas. registro histórico em forma de tinta spray. É possível fazer um tour por todas essas obras com ou sem guia, subindo as ladeiras da Independência 13.

Há também a casa kolacho, projeto de hip hop colombiano que cria rappers, artistas plásticos, grafiteiros, através de eventos e intervenções culturais na cidade de Medellín.

ESCADAS ROLANTES NA COMUNA 13

 

Escadas rolantes: aqueceu a economia local e fez crescer novos pequenos comércios, dividindo espaço com as casas (Foto: DT)
Escadas rolantes: aqueceu a economia local e fez crescer novos pequenos comércios, dividindo espaço com as casas (Foto: DT)

Certo, existe uma certa controvérsia envolta dessa obra pública de mobilidade urbana. Escadas rolantes nos morros não é a primeira associação que vem à cabeça, porém, é realmente surpreendente ver a engenharia complexa dessas construções.

Alguns moradores locais afirmam que as escadas, ainda, infelizmente, não possuem suporte para deficientes e que abrangem a parte mais baixa e menos operada dos morros. Outros, todavia, relatam um aumento na economia local e o crescimento de novos pequenos comércios, dividindo espaço com as casas.

De qualquer forma, é interessante ver essa maquinação.

PRAÇA BOTERO

SONY DSC
De frente para o Museu de Antioquia, quase duas dúzias de escultura de Botero respiram ao ar livre

De frente para o Museu de Antioquia, quase duas dúzias de esculturas de Botero respiram o ar livre, fora das galerias. Botero assim queria, condição e causa de sua arte. Que fossem expostas pela praça.

Repleta de ambulantes e lojas de souvenir, o ambiente se divide também com estrangeiros, policiais e visitantes. Para cada obra de bronze uma selfie. as pessoas tem a oportunidade de interagir com a arte, tocá-la, senti-la, e, por que não, tirar um auto retrato para recordação.

Há ali, em soma, muitas opções de bares e comidas típicas, para que o viajante possa passar o dia sem locomover-se do centro, além de casas de câmbio com a cotação melhor para trocar moeda em relação as áreas nobres de Medellín.

PARKI ARVI E SEU ORQUIDÁRIO

SONY DSC
Guia tira as dúvidas no Parque Arví

O Arví Park (Ecoturismo Regional Park Arví), na região da vila de Santa Elena, é um espaço público de preservação ambiental, com tratamento especial para a criação e desenvolvimento de orquídeas. posto que o país possui a maior variedade dessa espécie, o parque é um projeto organizado para preservar o ecossistema local baseado em estudos sobre o patrimônio arqueológico da região.

Cada tom do arco-íris assume uma forma que beira o incompreensível de tão singular na coloração do orquidário no Park Arví. Por meio de um passeio com guia, o serviço do parque oferece uma trilha de aproximadamente 600 metros mata a dentro. ideal para um programa matinal, após subir as montanhas pelo metrocable.

JARDIM BOTÂNICO

SONY DSC
A Colômbia é o país com maior variedade de orquídeas do mundo

Perto da universidade de Antioquia, do Planetário Municipal e do Parque norte, o Jardim Botânico de Medellín opera desde 1972. Possui diferentes ambientes para exploração, como; um espaço de cactos e plantas desérticas em que o ambiente é abafado, ou, ademais, o borboletário com a descrição das espécies em placas de informação. Restaurante próprio e espaço para a prática de esportes.

Ótimo para piqueniques e passeios mais zen, o jardim funciona de segunda a sexta das 9 às 17 horas.

*O DIÁRIO DO TURISMO viajou a Medellin a convite do Medellin Convention Bureau

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade