Adonai Filho, da BWT Operadora, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

Com o objetivo de saber a opinião de diversos players do setor turístico, entre eles hoteleiros e operadores, sobre suas expectativas para o ano que se inicia e ainda diante de um quadro econômico recessivo e uma política instável, o DIÁRIO ouviu porta-vozes do trade turístico. Adonai Filho, da BWT Operadora é o proximo.

Da REDAÇÃO

O segundo entrevistado que falou com o DIÁRIO sobre suas expectativas para 2017 que se inicia e ainda diante de um quadro econômico recessivo, foi Adonai Arruda Filho, diretor da BWT Operadora de Curitiba (PR) e presidente do Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. O empresário, residente na capital paranaense, também falou das expectativas quanto à gestão da novo prefeito Rafael Greca.

DIÁRIO – O senhor pode fazer um prognóstico de como se apresentará o mercado de operadoras no primeiro semestre e segundo semestre de 2017?
Adonai Filho: Creio que não só para as operadoras, mas de um modo geral, 2017 será um ano muito bom. Principalmente pela grande quantidade grande de feriados que cairão durante a semana. Isso beneficia, e muito, o setor turístico. As operadoras que se planejaram com bloqueios aéreos terão um ano muito bom. Sabemos que a crise continua, mas o mercado deu uma aquecida, não há tanta incerteza quanto ano passado. Nossas perspectivas são boas.

DIÁRIO – Tendências apontam que com a economia recessiva o turismo internacional (emissivo) pode surpreender, o senhor concorda?
Adonai Filho: Sim. Creio que haverá uma pequena melhoria. Mas existem algumas lições governamentais que precisaríamos implementar. Por isso, já falamos com o ministro do Turismo, Marx Beltrão. Um exemplo é o tema da reciprocidade dos vistos. Alguns países têm resistência no tema. O caso do turista chinês. Lá ele tem que deixar o passaporte por mais ou menos 20 dias para obtenção do documento, o que o afasta. Precisamos mudar isso.

Outro tema importante é o caso do Zika Vírus. O profissional do turismo, o trade turístico americano, até sabe sobre a solidez do Brasil quanto ao controle para com doença, durante a Olimpíada aconteceram muitas campanhas publicitárias, mas o turista americano ainda tem muita dúvida quanto à situação. Por isso, o governo deve investir em novas ações promocionais. Além de termos o tema da valorização da moeda, com o real estabilizado, o turista americano não sabe e isso está sendo anulado enquanto uma oportunidade.

DIÁRIO – Como o senhor analisa o mercado com o governo Temer em relação ao mercado nacional e o governo Greca, em relação a Curitiba?

Adonai Filho: Penso que a situação se estabilizou com relação ao ano passado e é vista de um modo geral. O que nos gera uma incógnita é uma possível saída do presidente Michel Temer. Uma incerteza. Quanto à gestão do novo prefeito Rafael Greca em Curitiba, digo que tenho boas percepções. Como presidente do Curitiba Convention Bureau, já fui recebido junto a parceiros do trade duas vezes no gabinete. Ele já apontou mudanças na pasta do turismo e está aberto a sugestões, além de ter nomeado uma equipe técnica para atuar no Instituto Municipal de Turismo.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade