Aeroporto de Uberlândia comemora 81 anos de operações

Continua depois da publicidade

(Edição do DT com agências)

O Aeroporto de Uberlândia/Ten. Cel. Aviador César Bombonato (MG) completa nesta terça-feira (10), 81 anos de operações. É o maior terminal administrado pela Infraero no estado de Minas Gerais, tendo movimentado 1,16 milhão de passageiros em 2015 e com capacidade para atender 2,4 milhões de passageiros por ano.

Atualmente quatro empresas áreas operam voos no terminal mineiro – TAM, Gol, Azul e Passaredo. A média é de 44 voos diários e 2,8 mil passageiros circulando pelo terminal diariamente. Para garantir que esse volume de viajantes e operações seja atendido com fluidez, 125 empregados da Infraero e 107 funcionários terceirizados atuam no aeroporto.

Veja também as mais lidas do DT

O aeroporto também busca a integração com a comunidade do entorno, com a realização do projeto social Tintim por Tintim, que atende crianças e adolescentes, oferecendo cursos de qualificação profissional. Esse ano, em parceria com a Escola Estadual Jardim Ipanema, 128 alunos estão recebendo aulas de informática. Desde o início do projeto, mais de 350 alunos foram beneficiados.

Investimentos

Nos últimos anos, o Aeroporto de Uberlândia tem recebido melhorias que aprimoram tanto as operações de pousos e decolagens quanto o conforto dos passageiros. Em 2014, foi instalado o sistema ILS que orienta os pilotos em caso de condições climáticas adversas, desde que aeronave e condutor estejam devidamente habilitados. Em 2013, o investimento foi em acessibilidade, com a instalação de 20 novos balcões de check-in adequados para o atendimento a deficientes.

Histórico

O primeiro pouso oficial na pista do então “Campo de Aviação de Uberlândia” foi realizado em 1935, com um voo da aeronave Waco-26 do Ministério da Aeronáutica. A Infraero assumiu a administração do aeroporto em 1980, e, em 2001, o aeródromo recebeu a denominação atual de Aeroporto de Uberlândia – Ten. Cel. Aviador César Bombonato, em homenagem a um aviador militar, natural de Uberlândia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade