Alain Brian Bergant, embaixador da Eslovênia, fala ao DIÁRIO

Continua depois da publicidade

O diplomata esloveno, Alain Brian Bergant, foi entrevistado pelo DIÁRIO e contou um pouco de sua vivência no Brasil e o trabalho de promoção da Eslovênia. 

Marcos J T Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO

Um diplomata apaixonado pelo Brasil conversou com o DIÁRIO e falou um pouco sobre as belezas de seu país, as atividades que promoverá em 2017 para que os brasileiros conheçam mais o destino europeu, além das relações bilaterais. Não é ninguém menos, Alain Brian Bergant, embaixador da Eslovênia no Brasil.

Veja também as mais lidas do DT

Alain tem um português impecável, tanto falado quanto escrito, e chegou para viver em Brasília (DF) em novembro de 2015, tempo relativamente curto para um estrangeiro aprender o português em tão pouco tempo. “A Eslovênia é conhecida como um país verde, ativo, saudável, o que também é parte do nosso brand da Slovenian Turist Organization STO: ´Green, Active, Healthy´.No início de março, a STO recebeu o prêmio da área de turismo sustentável, ´World Legacy Award´, concedido pela National Geographic na ITB Berlin. Também tornou-se, em 2016, o primeiro país a ser chamado de destino verde, de acordo com a avaliação da organização holandesa, Green Destinations. Nossa capital, Liubliana, foi eleita a capital verde da Europa” cita Bergaint.

Lago Bled, um dos mais bonitos do mundo. (Foto: Marlk Gregory)
Lago Bled, um dos mais bonitos do mundo. (Foto: Marlk Gregory)

De acordo com o índice global da paz 2016, a Eslovênia é um dos 10 países mais seguros do mundo, sendo um destino muito atrativo. Outra curiosidade é que o destino é o único país no mundo que contém a palavra “amor” (“love”em inglês), em seu nome e usa o brand turístico “I feel love. I feel sLOVEnia“. “Já ouvimos falar na televisão brasileira durante a cerimônia de abertura dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, que a Eslovênia é o país mais bonito do mundo”, revela o embaixador em relação à narração da jornalista Glória Maria durante a Rio 2016.

Acompanhe:

DIÁRIO: Desde quando está no Brasil e quais aspectos que o brasileiro mais conhece da Eslovênia ou gostaria de destacar?

Alain Brian Bergant- Estou no Brasil desde novembro de 2015, mas visitei o país como turista em 2012. Foi amor à primeira vista. Gostei muito da cultura, comida, língua, receptividade das pessoas e outros aspectos. Fiquei muito feliz quando cheguei aqui a trabalho. Em relação aos aspectos que o brasileiro mais conhece da Eslovênia, é o seguinte: algumas pessoas já ouviram falar da Eslovênia, mas têm dificuldade de localizá-la no mapa. Por outro lado, tem muitos brasileiros que já viajaram para a Eslovênia e a conhecem muito bem e dão maior destaque aos pacotes turísticos que incluem culinária, enologia e atividades de lazer. O país também é um destino importante com a cultura de spas, rotas de vinho e o turismo rural.

 Raça de cavalos lipicanec, típica da Eslovênia (Foto: Gorupka)
Raça de cavalos lipicanec, típica da Eslovênia (Foto: Gorupka)

Nós, eslovenos, somos um povo muito ativo, esportivo. Praticamos esqui, que é o esporte nacional, fazemos trilhas pelas montanhas e temos como esporte muito popular o ciclismo. Temos um ditado popular: “se você não subir no Triglav – a montanha mais alta do país (2864 m) e símbolo esloveno – pelo menos uma vez na vida, você não é um esloveno de verdade”. Outro símbolo esloveno que nos orgulhamos é a raça de cavalos lipicanec. Quando nasce é preto e depois torna-se branco, além de ser muito inteligente. Falando em curiosidades, a parreira mais antiga do mundo está na cidade de Maribor e tem mais de 400 anos.

Algo interessante para os turistas são os castelos e as cidades medievais, uma delas, Piran, na beira do mar e é um dos pontos preferidos para os turistas. O Rio Soča, com sua distinta cor verde-esmeralda, é considerado um dos rios mais bonitos de toda a Europa. Além de ser famoso por ser propício à prática de caiaque, rafting e canoagem. Os eslovenos estão entre os melhores falantes de inglês no mundo, levando em conta que não se trata de sua língua nativa. Em termos históricos, a Eslovênia se desenvolveu sobre bases multiculturais, e as línguas alemã, italiana e croata são amplamente faladas no país.

Banner da entidade de turismo eslovena destacando alguns elementos do país. (Foto: divulgação)
Banner da entidade de turismo eslovena destacando alguns elementos do país. (Foto: divulgação)

DIÁRIO: O turismo é um tema de intercâmbio bilateral, ou seja, existem negócios no segmento entre Brasil e Eslovênia?

Alain Brian Bergant- Acho que existe uma ótima reciprocidade considerando o turismo dos dois países. Quando o turista brasileiro chega à Eslovênia, sempre fica encantado pelas belezas naturais, pela diversidade geográfica do país e pela culinária. Para o brasileiro também é bem interessante viajar à Eslovênia na época de inverno e ver a neve, praticar esportes de inverno, além de visitar as cidades decoradas com luzes de natal e experimentar o kuhano vino, espécie de quentão esloveno. Assim como o esloveno, que quando chega ao Brasil, gosta da praia, da boa música, da vegetação tropical, da amabilidade dos brasileiros e do jeito contagiante de aceitar os turistas. Dentre as atrações preferidas dos eslovenos estão o Rio de Janeiro e Salvador, especialmente na famosa época do carnaval, além da Amazônia e as Cataratas do Iguaçu.

DIÁRIO: Qual o percentual de brasileiros que visitam a Eslovênia anualmente? Está aumentando?

Alain Brian Bergant- Referente aos dados do escritório esloveno de estatística do ano de 2016, 9.349 brasileiros visitaram a Eslovênia, o que significa que as visitas cresceram 162 % em comparação ao ano de 2010. Hoje o brasileiro representa praticamente 40% dos turistas da América do Sul, em outras palavras, a quase cada dois turistas sulamericanos, um é proveniente de terras brasileiras. Tenho certeza de que a situação ficará ainda melhor conforme a crise econômica passar.

DIÁRIO: Qual o roteiro mais comum do turista brasileiro que chega até a Eslovênia?

Alain Brian Bergant- O roteiro mais comum do turista brasileiro é ver a capital Liubliana, o lago alpino Bled, que é conhecido por ter uma ilha em seu meio, as cavernas de Postojna e Škocijan, assim como os Alpes e o Parque Nacional do Triglav. Alguns também vão até a praia, que fica só uma hora da capital, e a segunda maior cidade Maribor que fica perto da fronteira com a Áustria. Muitos turistas chegam à Veneza, Itália, e a Eslovênia está no caminho para continuar a viagem para Viena ou Budapeste. A Eslovênia está localizada no coração da Europa e, portanto, é um ótimo ponto na região para viagens pelo Velho Continente. Tudo fica muito perto, por exemplo: viajando de carro para Viena desde Maribor, leva apenas 2 horas; para Zagreb, capital da Croácia, uma hora e meia; e para Budapeste umas 3 horas; ou de Veneza para Liubliana só 2 horas.

Castelo de Predjama nas montanhas da Eslovênia. (Foto: Stephen Colebourne)
Castelo de Predjama nas montanhas da Eslovênia. (Foto: Stephen Colebourne)

DIÁRIO: A embaixada promove o turismo esloveno no Brasil? Se sim, de que forma?

Alain Brian Bergant- A embaixada promove o turismo através de muitas atividades diferentes. Ano passado, por exemplo, organizamos uma conferência importante sobre o turismo no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. Em abril participaremos da mais importante feira de turismo da América Latina, a WTM Latin America em São Paulo. A embaixada promove ainda o turismo através das redes sociais (Facebook e Instagram), do site
www.brasilia.embassy.si e de vários eventos como: a Feira das Embaixadas, Bazar Europeu entre outros na capital federal.

Os nossos cônsules honorários conferem grande apoio à promoção da Eslovênia: Octávio Tavares Oliva, em São Paulo e Rainer Michel Herbet de Souza, em Recife (PE).  Além disso, a embaixada tem o Escritório Comercial localizado na capital paulista que tem uma parte importante na promoção do turismo. Além desse segmento, acho importante promover a língua eslovena. Já existem os cursos da língua eslovena em São Paulo e no Rio de Janeiro. A partir de agora vamos organizar o curso da língua eslovena em Brasília.

Kristina Radej - ex-chefe do Escritório Comercial esloveno em São Paulo - e Alain Bergant (Foto: Marcos J. T Oliveira)
Kristina Radej – ex-chefe do Escritório Comercial esloveno em São Paulo – e Alain Bergant durante evento na Rio 2016 (Foto: Marcos J. T Oliveira)

DIÁRIO: Quais atividades serão realizadas em 2017 para aumentar a difusão da Eslovênia no Brasil?

Alain Brian Bergant- Como mencionei, participaremos da WTM 2017, em São Paulo, em abril; do Bazar Europeu, em maio, em Brasília, durante a Semana da Europa. Além do festival de filme europeu no Cine Brasília, do festival de filme da Semana da Francofonia no CCBB-DF. Estamos planejando realizar algumas exposições de artistas eslovenos e os concertos no Distrito Federal. Em novembro apresentaremos o nosso país novamente na Feira das Embaixadas 2017. Durante todo o ano, estaremos presentes na mídia com artigos, entrevistas e muito mais. O que na prática acontece de vez em quando.

Este ano comemoramos 25 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre a Eslovênia e o Brasil. Nesta ocasião, acontecerá, em Liubliana, na Eslovênia, a II Reunião da Comissão Mista para Cooperação Econômica, em junho. Um dos temas mais importantes desse encontro será o turismo – como aprofundar a cooperação nesse âmbito e como trazer mais turistas eslovenos para o Brasil, e vice-versa, como trazer mais turistas brasileiros para a Eslovênia.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade