Alemanha: cultura para todos, não para alguns

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Por Paulo Atzingen*

É impossível resumir os atrativos turísticos de um país ainda mais quando este país se chama Alemanha. Qualquer enciclopédia digital, ou mesmo o google ficam devendo já que o destino guarda milhares de atrativos e é mutante no tempo e no espaço.  Rotas gastronômicas, festivais de ópera e de cerveja, museus milenares,  shoppings, parques nacionais, paisagens bucólicas, futuristas, legado histórico , mas ao mesmo tempo  um lifestyle que exala por todas as ruas daquelas cidades alemãs.

E é justamente por essa  grandeza que o Centro de Turismo Alemão (DZT) no Brasil apresentou nesta terça-feira (20), em São Paulo, as principais novidades somente de duas cidades: Berlim e Munique. E olhem que não foi pouca coisa.  Margaret Grantham, diretora do DZT, apresentou os números totais deste país multicultural para depois pinçar uma amostra dos dois destinos. “Se 2016 tivemos uma queda de pernoites de brasileiros na Alemanha (em 2015 foram 794 mil pernoites, um recorde histórico e, em 2016, esse número caiu para 670 mil), o ano de 2017 começou muito bem”, afirmou. De janeiro a junho deste ano já tivemos 343 mil pernoites de brasileiros, um crescimento de 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado”, comemorou a executiva. Os números são do Marketinformation Brasilien 2017.

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Margaret Grantham, diretora do escritório de turismo da Alemanha no Brasil (DZT) (Fotos: DT)
Margaret Grantham, diretora do escritório de turismo da Alemanha no Brasil (DZT) (Fotos: DT)

Munique

Muito mais que Oktoberfest, Munique tem um caleidoscópio de atrações, desde o Carnaval de Munique (Fasching), o Festival da Primavera (abril/maio), o Festival de Inverno (novembo/dezembro) e os mercados natalinos. “Uma curiosidade nos números é que os brasileiros foram mais para a Alemanha no inverno. Os dados indicam que 43% das pernoites foram no verão e 57% foram no inverno”, diagnosticou Margaret. É importante também frisar que os mercados de Natal, que ocorrem no inverno, são um forte apelo para os brasileiros”, sintetiza.

Berlim –

Das centenas de milhares de brasileiros que vão a Alemanha todo ano, a pesquisa da German Land Statistical Offices 2015 apresentada por Margaret aponta que 29,7% ficam ou passam por Berlim, a capital, vindo em seguida a Baviera, com 25,5%.

O gerente de mercado do VisitBerlin, Carlo Carbone estava presente e adiantou ao DIÁRIO algumas novidades da capital alemã: neste ano faremos a reabertura do Ópera Statal de Berlim –  Staatsoper Unter den Linden, que estava em reforma há 7 anos. A abertura já tem data: 3 de outubro. De 6 a 15 de outubro acontece também em nossa cidade o Festival das Luzes, um projeto que realça a beleza dos principais monumentos da capital alemã”, disse ao DT.

Margaret apresentou ao final uma panorâmica das festas e festivais que acontecerão ao longo do ano e nos anos seguintes na Alemanha, entre eles o Outono Cultural em Munique, os 100 anos do movimento Bauhaus que será comemorado em 2019 e o Espetáculo da Paixão de Cristo representado no pequeno vilarejo de Oberammergau em 2020, entre outras inúmeras atrações deste país multicultural. “A Alemanha tem uma tradição de oferecer cultura para todos e não apenas para alguns”, resumiu.

O evento contou também com Adriana Martins, representante do escritório de Berlim no Brasil (Visit Berlin), de Giovanni Lenard, representante do Turismo de Munich e de Cristina Rached, executiva de contas da Lufthansa.

 

 

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