Alternativa, costa oeste mexicana começa a ser descoberta por brasileiros

Continua depois da publicidade

Já descoberto por norte-americanos e britânicos, os destinos do Pacífico Mexicano têm chamado a atenção também dos brasileiros, que começam a descobrir um lado alternativo à tradicional Cancun. O estado de Nayarit conta com mais de 300 km de praias preservadas e escondidas, banhadas pelas surpreendentes águas quentes no Oceano Pacífico.

O interesse por esta parte do México não cresce por acaso. Nayarit tem clima à prova de contratempos: são mais de 300 dias de sol por ano e temperatura média de 27 ºC, o que torna possível agendar férias em qualquer estação. O acesso também foi facilitado, a partir do Aeroporto Internacional de Puerto Vallarta, que fica a 10 km de distância e recebe diariamente voos da Cidade do México e de Guadalajara.

A região abriga resorts de altíssimo luxo – ranqueados não por estrelas, e sim por diamantes – e também charmosos hotéis-boutique e bangalôs pé na areia. É possível aproveitar praias badaladas, mas também cantinhos à beira-mar quase intocados, onde dá para caminhar por um longo tempo sem se cruzar com outro visitante.

Veja também as mais lidas do DT

Se não são suficientes o oceano Pacífico e seu pôr do sol (privilégio ausente na costa atlântica, vale lembrar), há ainda muito a explorar em Nayarit, cujas belezas naturais e históricas contribuem para classificar o México como um dos países com os atrativos mais diversificados do mundo. Destaque importante para qualquer viajante que esteja planejando conhecer a costa oeste do México é a rica gastronomia encontrada na região, completamente diferente do que encontramos em restaurantes “mexicanos” no Brasil.

Migração das baleias

Uma das atrações mais esperadas por turistas de todas as idades é a migração das baleias Jubarte, que deixam o inverno dos EUA e promovem um espetáculo na costa mexicana, que ocorre entre novembro e abril. Mais de 600 animais chegam todos os anos à Baía de Banderas, de onde é possível observar seus saltos ou embarcar para acompanhar de pertinho: passeios de barco no Pacífico tornam esse momento ainda mais emocionante. Lá também é possível nadar com golfinhos e conhecer lobos marinhos encantam a todos, sobretudo as crianças.

Entre junho e novembro é a época que ocorre a desova das tartarugas marinhas e a liberação dos filhotes. Redes hoteleiras, aliás, colaboram com a preservação das quatro diferentes espécies de tartarugas marinhas que vivem na região e convidam seus hóspedes para ajudar na soltura dos pequenos animais em um momento marcante.

A cultura local é riquíssima e deve constar do roteiro de viagem. As montanhas de Sierra Madre, que abraçam todo o litoral, guardam tesouros da cultura indígena mexicana. É lá onde vivem os índios Huicholes, tribo que mantém costumes, tradições e idiomas desde os tempos pré-colombianos, uma vez que escaparam da colonização espanhola e pouco se deixaram influenciar pela cultura mexicana. Escondidos na exuberante floresta subtropical, os índios oferecem a seus visitantes comida típica, artesanato e apresentações musicais.

Para quem adora aliar História às férias, a pedida é Los Toriles, zona arqueológica que concentra construções cerimoniais milenares, como uma pirâmide circular dedicada ao sol e à lua, construída no ano de 650 a.C. Outra dica é visitar a Isla Mexcaltitan, chamada de Veneza mexicana e considerada o berço da civilização asteca.

Mais informações em www.visitmexico.com

Da Redação com agências

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade