Ao viajar, escolha bem sua tribo

Continua depois da publicidade

Tornou-se vital aos gestores do setor personalizar experiências, como se cada consumidor fosse único

por Fábio Steinberg*

Que as pessoas têm comportamentos, necessidades e preferências diferentes, ninguém discute. Mas isto se torna particularmente verdadeiro em viagens e turismo. Por isto, tornou-se vital aos gestores do setor personalizar experiências, como se cada consumidor fosse único. No mundo real isto ainda não acontece. A segmentação de públicos hoje adotada ainda prioriza o tamanho do bolso do viajante.

Tomem-se as companhias aéreas. As ações são direcionadas quase que só para atender de forma distinta a primeira classe, e depois a business e finalmente a econômica. Não importa se o passageiro é um grosseirão desqualificado e incapaz de conviver socialmente, desde que tenha a capacidade de pagar para se acomodar na privilegiada frente do avião.

Veja também as mais lidas do DT

Com raras exceções, esta ditadura econômica permeia também a hotelaria, bares e restaurantes, agências de viagens, sites especializados em avaliações, e demais prestadores de serviço. Sob o rótulo genérico de “turismo de luxo” esconde-se a discriminação ao viajante. Separa-se assim os que têm bala na agulha para sustentar a sofisticação e ostentação de que terá que enfrentar o regime do “pão e água”.

No Brasil não é diferente. Aqui também impera a mesma distorção de valores que no final afeta o desempenho de todo o setor. Veja o que acontece com os restaurantes. O marketing adotado por eles estimula a proliferação de blogs de ocasião, aqueles tocados por oportunistas que nada entendem de gastronomia. Mas que falam por conveniência bem do estabelecimento – justa ou injustamente – em troca de um prato de comida. No final, quem paga a conta é o consumidor, que pode comer gato por lebre. Forma-se assim um efeito-salsicha: tanto nelas como nas resenhas patrocinadas ninguém tem certeza sobre a origem do conteúdo.

Todo nós fazemos parte de alguma tribo. Na prática isto é subestimado pela indústria de turismo, dada a ausência crônica da segmentação por tipo de público. Difícil engolir que o melhor restaurante da cidade de São Paulo, segundo o TripAdvisor, seja um vegano / vegetariano. Com todo o respeito aos méritos do local, não dá para considerar que dos quase 36 mil estabelecimentos catalogados no site, a escolha prioritária recaia sobre um nicho alimentar. E isto em uma cidade de 12 milhões de pessoas que em sua vasta come carne.  

Todo nós fazemos parte de alguma tribo. Na prática isto é subestimado pela indústria de turismo, dada a ausência crônica da segmentação por tipo de público

A experiência já diz para não misturar no mesmo saco laranjas, bananas, tomates e abacaxis. No entanto, gente muito diferente entre si parece que é jogado num mesmo liquidificador de opiniões. Depois da triturados e homogeneizados, viram um único consumidor médio irreal, que no fundo não representa ninguém.

O recente estudo “Entendendo o Viajante do Futuro”, encomendado pelo Amadeus à Future Foundation conclui que para prestar um serviço superior e sob medida é preciso cada vez conhecer o perfil do cliente. O trabalho projetou seis tribos, e sinaliza como elas deveriam ser tratadas por cada segmento nos próximos anos.  

A primeira tribo é dos que viajam para cumprir uma obrigação, que pode ser pessoal, religiosa, negócios, entre outras. O foco principal da jornada é conseguir chegar sem percalços a um lugar, e no tempo certo.

Já o segundo grupo quer simplicidade na escolha, com transparência das condições oferecidas, sem exigir dele maiores pesquisas.

O terceiro é dos viajantes éticos, guiados pela preocupação ecológica e ideais políticos, com a meta de que seus gastos em turismo contribuam para o desenvolvimento econômico e social do destino.

O quarto é dos caçadores de benefícios pessoais, que associam a viagem a ganhos individuais em conforto, luxo, bem-estar, saúde ou autodesenvolvimento.

A quinta tribo é de puristas culturais. Querem aproveitar a viagem para uma imersão total em universos desconhecidos e experimentar novas formas de vida, diferentes das que adota.   

Finalmente o sexto tipo de viajante pretende que o trajeto agregue capital social. Ou seja, usam e abusam da mídia digital para informar sobre experiências pessoais, de olho no crescimento de sua audiência online.              

O estudo da Amadeus evidentemente não esgota o tema, mas contribui para repensar a abordagem atual dos por hotéis, agências, companhia aérea, e demais integrantes do turismo. Nem sempre os novos grupos estão identificados pelas suas condições socioeconômicas ou geográficas. O esforço vale a pena. A segmentação por “confrarias” de identidades não só proporciona ao viajante uma experiência mais valiosa, como gera rendas adicionais para os integrantes desta indústria.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade