Aprendendo com as viagens e o Airbnb – por Bayard Boiteux*

Continua depois da publicidade

Bayard Do Coutto Boiteux*

A cada dia que passa me dou conta que o melhor aprendizado em turismo parte de uma viagem por conta própria. É a melhor forma de descobrir um destino turístico, comprando previamente um livro sobre aquele local, vendo dicas no Tripadvisor e se hospedando na casa de um nativo ou alugando um apartamento através do competente e bem estruturado Airbnb.

É claro que tal descoberta demanda conhecimento de um idioma estrangeiro e vontade de buscar o potencial turístico de maneira mais subjetiva. Há cidades que dispõem de um sistema de informação turística tão bom e um sistema de transporte aprimorado que o turista descobre rapidamente com um mapa e seu livro de apoio uma nova visão das cidades.

Veja também as mais lidas do DT

Ficar hospedado na casa de um nativo é a melhor experiência que se pode desfrutar da hospitalidade local. Recentemente, aluguei um apartamento em Tallin, na Estônia e fiquei impactado com a minha anfitriã, que me buscou  no aeroporto e me levou para passear, além de disponibilizar um celular para chamadas locais e chocolotes de boas vindas. É o que eu e o airbnb chamamos de super host. Diferente de um hotel, você consegue conviver com os vizinhos, fazer compras nos supermercados e entender de fato a cultura local. Entender uma localidade é saber mais sobre sua gente, seu modo de pensar, seu poder aquisitivo, enfim não se limitar a um contato turístico.

Passei grande parte da minha vida morando no exterior, por força do exílio político de meus pais. Vivi por exemplo, num país muçulmano, como a Argélia, onde aprendi a ter um respeito grande pelo islamismo e me apaixonar pelo cuscus de carneiro. Quero com tal exemplo mostrar que morar também por um tempo fora do seu pais de origem é uma solução para desenvolver novos hábitos da diversidade e da aceitação do que é diferente. Acredito que viajar muda o sentido de visão do mundo e permite aculturações momentâneas ideais para fortalecimento da personalidade.

Acredito que viajar muda o sentido de visão do mundo e permite aculturações momentâneas ideais para fortalecimento da personalidade.

Os tours formatados com guias e os hotéis dão uma segurança grande para marinheiros de primeira viagem e pessoas com tempo reduzido e sem grandes curiosidades. É uma forma de conhecer também, mas sem grandes diferenciais. No entanto, há espaço no mercado para tais pacotes e vão sobreviver por muito tempo se o agente de viagens for de fato um consultor e não um mero vendedor.

Hoje, as experiências culturais são muito valorizadas. Recentemente foi lançado um aplicativo que permite a você interagir com famílias locais, para refeições na casa das mesmas. É uma experiência única que inclui às vezes desde a ida ao mercado para comprar os itens que serão utilizados no preparo das refeições, aprender a preparar e comer conversando sobre a realidade local. Tive tal vivência em Paris e Madrid e foi estupendo, pela qualidade da comida ao vinho servido. Na Africa do Sul, há encontros com a comunidade em favelas locais, com almoço e participação de alguma forma no dia a dia daquela população.

Tenho certeza que voltamos de uma viagem com uma nova visão do mundo, e nos tornamos mais aptos para um mundo globalizado que apesar de tão heterogêneo tem semelhanças não imaginadas. A vontade de se aventurar deve ser estimulada em casa. Hoje sabemos que quem viajou muito, para lugares não convencionais é muito mais tolerante.

Precisamos mostrar que o mundo das viagens é hoje o melhor e mais eficiente modelo de aprendizagem para o mundo moderno e para ensinar a sonhar com uma sociedade mais tolerante.

*Bayard Do Coutto Boiteux é professor universitário, escritor, gerente de turismo do Preservale, presidente do Site Consultoria em turismo, vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e diretor executivo do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade