Boa opção de hospedagem em Porto Alegre (RS)

Continua depois da publicidade

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT

Na Floresta em Porto Alegre (RS) tem um hostel. Uma afirmação, mas, no caso, Floresta corresponde ao charmoso e vibrante bairro portoalegrense. Para quem desembarca na capital gaúcha e busca uma opção de hospedagem econômica tem uma excelente chance de encontrar algo: o Porto Alegre Hostel Boutique. Inaugurado em janeiro de 2012 em um casarão no centro histórico da cidade, o hostel está próximo ao novo Shopping Total, ao Aeroporto e a Estação Rodoviária da cidade.

Nas instalações percebe-se que os proprietários têm uma visão cosmopolita. Uma pegada de design, cores cleans, quadros estilosos nas paredes, certificados de participação em cursos pelo Brasil e pelo mundo de seus mantenedores. A combinação de um projeto arquitetônico diferenciado instalado em um casarão histórico, no conceito “cheap and chic” (barato e elegante, charmoso, bonito), realmente confere ao Porto Alegre Hostel Boutique o ar de inovação e identidade própria, com boa hospedagem em todas as habitações.

Veja também as mais lidas do DT

Recepção com destaque para a decoração moderna e impactante
Recepção com destaque para a decoração moderna e impactante

A decoração é composta ainda por souvenires e lembranças das “andanças” dos fundadores ao redor do mundo. O empreendimento foi fundado por Carlos Augusto Silveira e sua filha Bibiana Alves, ambos viajantes “de carteirinha”. O primeiro com, pelo menos, 40 anos de viagens pelos cinco continentes. São copos desde coleção de copos de caipirinha, artesanatos, cartões postais, ímãs de geladeira até louças e porcelanas em miniatura. Ambos buscaram incorporar suas experiências no hostel, além de uma homenagem a Porto Alegre, sua cultura e seus personagens, com espaço próprio para o lançamento de coleções que identificam regiões culturais e turísticas do Rio Grande do Sul.

O empreendimento é o primeiro Hostel Boutique da Hostelling International no Brasil, a maior rede de hospedagem do mundo. Uma ação interessante do Porto Alegre Hostel Boutique é o incentivo à vinda de jovens estrangeiros para estagiarem no local na forma de “trabalho voluntário” com bolsa-auxílio para pequenas despesas, hospedagem e alimentação.

O bairro da Floresta

Instalado num dos mais antigos e tradicionais bairros de Porto Alegre, o Floresta (Rua São Carlos 545 esq. com a rua Gaspar Martins), a chegada do Hostel Boutique foi um dos primeiros espaços para a “revitalização” da região, estrategicamente localizada entre a Estação Rodoviária e o Aeroporto Salgado Filho.

Jardim de Inverno do Porto Alegre Hostel
Jardim de Inverno do Porto Alegre Hostel

Desde então passamos a trazer um público de jovens, mochileiros, visitantes de passagem pela cidade. E são pessoas que já tem uma cultura ligada às artes, à economia criativa. Começamos a fazer reuniões com os vizinhos. No início reuníamos muitas pessoas, mas depois poucos foram ficando, mas viram o retorno. A Floresta tornou-se uma espécie de distrito criativo de Porto Alegre. A conclusão disso é o grande número de ateliês, galerias de arte, espaços culturais que foram abertos nos últimos anos aqui no entorno”, cita Carlos ao DT.

Como o bairro também é conhecido como a zona da prostituição, recentemente realizamos um grande evento, o Randevu Vila Flores, um evento artístico com temática erótica que propôs um diálogo entre teatro, música, circo, artes plásticas, gastronomia, vestuário, poesia e a economia criativa. Ali estavam diversos atores, instituições, produtores culturais e, inclusive, as prostitutas”, conclui o fundador do Hostel.

Como parte da vida cultural e revitalização do bairro Floresta, na esquina existe um piano livre onde qualquer pessoa pode tocar, saiba ou não sobre música. O cenário é um incentivo ao contexto criativo da região.

Estrutura, Ambientes e Gastronomia

Bar onde são oferecidos cafés e outros lanches
Bar onde são oferecidos cafés e outros lanches

Praticidade. Esta é a palavra que pode resumir alguns ambientes convivais do espaço. O Porto Alegre Hostel Boutique oferece 60 leitos em 11 apartamentos, metade deles suítes com banheiro privativo e possibilidades de hospedagem para casais ou família. Todos os apartamentos possuem ar-condicionado quente/frio. O cardápio e funcionamento da Bruschetteria está a cargo de um chef. A cozinha do alberguista totalmente equipada é para uso livre dos hóspedes. O salão do café transforma-se em um agradável bar-bistrô e cafeteria na parte da tarde e noite. O café da manhã é preparado sempre com produtos locais e frescos.

Um espaço ideal à troca de experiência entre os hóspedes e pessoas da própria cidade, sempre com muita música e clips dos principais artistas e grupos musicais brasileiros e internacionais em um telão. Entre muitos de seus serviços, o Hostel oferece gratuitamente pela manhã, passeio guiado pelo bairro e, na parte da tarde, pelo Centro Histórico de Porto Alegre. Os passeios serão sempre acompanhados por guias cadastrados no Ministério do Turismo.  Vale à pena consultar antes de reservar.

Foto da cafeteria e restaurante
Foto da cafeteria e restaurante

No térreo ainda, ao lado da recepção, funciona um cyber (internet free) e onde o visitante encontra dicas dos principais atrativos e passeios de Porto Alegre, shows do dia e da semana, os bares da moda, entre outras opções culturais. Quem gosta de coleções e lembranças de viagens, na recepção tem um espaço destinado a venda de artesanato e souvenirs locais. Por estar integrado a Hostelling International, o hóspede pode efetuar sua reserva em qualquer hostel do Brasil e do exterior.

Serviço:

Reservas e maiores informações nos fones (51) 3228.3802
E-mail – contato@hostel.tur.br

O Diário do Turismo hospedou-se a convite do Porto Alegre Hostel Boutique.
Fotos: DT e divulgação

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade