Boeing realiza primeiro voo com ‘Diesel Verde’ como biocombustível de aviação

Continua depois da publicidade

A Boeing acaba de completar o primeiro voo no mundo utilizando o “diesel verde”, que é um biocombustível sustentável altamente disponível usado no transporte terrestre. O avião de testes de voo da empresa, o ecoDemonstrator 787, voou na terça-feira (2) com uma mistura de 15% de diesel verde e 85% de combustível à base de petróleo para aviões na turbina esquerda.

“Vamos fornecer dados de vários voos do ecoDemonstrator para apoiar os esforços de aprovação desse combustível para a aviação comercial e ajudar na realização das metas ambientais da nossa indústria”, disse Julie Felgar, diretora executiva de Estratégia e Integração Ambiental da Boeing Aviação Comercial.

O diesel verde sustentável é feito de óleos vegetais, resíduos de óleo de cozinha e de gorduras animais. O diesel verde é quimicamente distinto e um combustível diferente do “biodiesel”, que também é utilizado no transporte terrestre.

Veja também as mais lidas do DT

Com uma capacidade de produção de 800 milhões de galões (três bilhões de litros) nos EUA, na Europa e na Ásia, o diesel verde poderia suprir, rapidamente, até 1% da demanda global para combustível para aeronaves.

Com custo no atacado de cerca de US$3 por galão, incluindo incentivos do governo dos EUA, o diesel verde chega próximo ao preço do combustível convencional de aviação 

“O avião teve o desempenho esperado com a mistura de diesel verde, assim como acontece com o combustível convencional para aeronaves”, disse o Comandante Mike Carriker, Piloto Chefe para Desenvolvimento de Produtos.

Considerando o ciclo de vida, o diesel verde sustentável reduz as emissões de carbono de 50 a 90% quando comparado com o combustível fóssil, de acordo com a Neste Oil, baseada na Finlândia, que forneceu o diesel verde para o ecoDemonstrator 787. 

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade