Brotas (SP) é a capital nacional do ecoturismo e turismo de aventura

Continua depois da publicidade

Por Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DT

O DIÁRIO acompanhou no final de agosto o Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura organizado pela ABETA. O local para sediar o encontro não poderia ter sido outro: Brotas, no interior paulista, considerada pelos especialistas no segmento como a “capital nacional” do turismo de aventura. Buscando conhecer um pouco mais do destino, o DIÁRIO levantou algumas datas e atrativos turísticos.

Centro Cultural de Brotas
Centro Cultural de Brotas

Brotas tornou-se distrito de Araraquara em 1841 e em 1853 foi transferido para Rio Claro. Somente em 14 de fevereiro de 1859 tornou-se definitivamente município. O aniversário da cidade é comemorado em 03 de maio por ocasião de uma antiga comemoração católica, a de Santa Cruz. Sua fase de maior desenvolvimento foi na década de 1920 e 1930, época em que a expansão do café para o interior paulista ganhava força. A região viveu em função desta atividade econômica até sua crise definitiva e posteriormente passou a viver de outras safras.

Veja também as mais lidas do DT

Casarão tradicional no centro de Brotas (SP)
Casarão tradicional no centro de Brotas (SP)

Com natureza privilegiada, excelente localização e com aquele clima de cidade do interior, nos anos 90 começaram a surgir novos nichos para movimentar a econômica local: o turismo de aventura e ecoturismo foram alguns deles, só que de maneira profissional e conduzidos por especialistas. Desde então muita coisa mudou para a melhor.

São várias opções de atividades no ar, na terra e na água para gastar energia e, ao mesmo tempo, estar mais em contato com a natureza. Como: rafting noturno, mini rafting/floating, rafting juquitiba, voos e mega tirolesas, queda livre, boia cross, arvorismo, cachoeirismo/rapel, canionismo/rapel em cachoeiras, trilhas, visitas a cachoeiras, tirolesa aquática, quadriciclo, mountain bike, cavalgada e muito mais. Ufa! Realmente as opções são muitas, além das diversas possibilidades de turismo rural e histórico.

Vista do Ecoparque na zona rural de Brotas, onde é oferecida o novo atrativo da cidade: a Queda Livre
Vista do Ecoparque na zona rural de Brotas, onde é oferecida o novo atrativo da cidade: a Queda Livre

Rafting, Tirolesa e Boia Cross

O rafting, o passeio que mais atrai turistas no município, é uma descida sobre as corredeiras do Rio Jacaré-Pepira a bordo de um bote inflável com equipamentos de segurança e acompanhados por guias. Pode ser praticado por crianças, adultos e até portadoras de necessidades especiais. Tem versões light e curta. As principais operadoras de turismo de aventura oferecem a atividade com sistema de gestão de segurança certificado pela ABNT (NBR 15331). O único requisito é gostar de diversão e de natureza. Na Alaya, uma das operadoras, o passeio é oferecido para crianças a partir de 3 anos.

Ônibus e botes de rafting da operadora EcoAção Brotas.
Ônibus e botes de rafting da operadora EcoAção Brotas.

Outra boa opção para toda a família é a tirolesa. Deslizar preso a um cabo sobre árvores, vale ou lago, é uma aventura sem igual, que dá a sensação de estar voando. Uma das modalidades mais emocionante é a que você “voa” de frente, com os braços abertos. No Parque Aventurah!, o supervoo é realizado em duas etapas. A primeira com 800 metros e a segunda, com 500 metros, em trechos a 120 metros do chão.

A Queda Livre, novo atrativo no Ecoparque. Queda de 25 metros.
A Queda Livre, novo atrativo no Ecoparque. Queda de 25 metros.

A tirolesa Voo do Tarzan é um programa três em um: caminhada na mata, circuito com 1.800 metros de tirolesas em 5 lances a 120 metros de altura e banho na Cachoeira Cristal. Já a tirolesa Voo das Cachoeiras é a mais nova opção de aventura e ecoturismo em Brotas. Um circuito com 300 metros de tirolesas em 02 lances a 50 metros de altura, visualizando a Cachoeira do Patrimônio e voando sobre a Cachoeira São Sebastião. O visual das cachoeiras e do vale é magnifico.

Na Território Selvagem Canoar, outra operadora de aventura, o boia-cross é um passeio para quem tem a partir dos 7 anos. São quatro quilômetros na parte mais calma do rio, em corredeiras leves. Aproveite e agende uma viagem ao município que está distante 250km de São Paulo. Brotas, é um destino sob medida para viagem para pessoas de todas as idades. Há vários meios de hospedagem que oferecem monitoria infantil.

Depois da cobertura do Congresso Brasileiro de Turismo de Aventura e Ecoturismo a convite da ABETA, a reportagem do DIÁRIO percebeu, ainda mais, que os esportes de aventura estão entre as opções mais procuradas no Brasil por proporcionarem contato com a natureza, além da prática da atividade física.

*O repórter viajou a convite da Abeta

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade