Calendário de Eventos do seu Município: A Máquina de Oportunidades (Parte 1)

Continua depois da publicidade
*Por Eduardo Mielke 

Eventos sempre foram e sempre serão a “menina dos olhos” de qualquer Prefeito, mesmo porque parte deles associam atividade turística com “festas”. Isso até que não é ruim. Se você é técnico da área, não se sinta incomodado com isso. Lembre-se que a outra parte ainda não associou com coisa alguma. E desde já, aqui vai a primeira oportunidade….a sua! Nunca se esqueça dos chineses e seus antigos ditados…

Esta Série Especial, dividida em três Partes, irá falar essencialmente das oportunidades ligadas a algo muito mais legal do que uma festa, mas sim um conjunto de acontecimentos, desde Shows, Congressos, Feiras, Exposições até Competições. Tecnicamente falando, os textos irão se debruçar sobre o Calendário de Eventos do seu Município.

Para começo de conversa, Calendário de Eventos é muito mais do que um punhado de datas marcadas espalhadas entre os meses 01 e 12 de cada ano. Dentro do SIMTUR, é a possibilidade de olhar para os micro e pequenos empresários locais (corajosos, porém desconhecidos), e dar-lhes a chance de se mostrar, de aparecer e ganhar o merecido lugar no mercado. E não importa a que setor produtivo ou artístico pertençam (boné, calçado, chocolate ou músicos de raiz). Lembre-se que dentro de cada produto e de cada estrofe, está também um pouquinho de todo patrimônio da sua Cidade. Já viu por onde a conversa vai?

Veja também as mais lidas do DT

Se você é Secretario e me lê, Calendário de Eventos é a oportunidade de fazer a sua secretaria ganhar prestígio dentro da Prefeitura. É através da sua atenção e apoio ao crescimento daquelas pequenas economias, é que a “coisa” andará. Não se esqueça que Turismo bom é aquele que ajuda na geração de emprego e renda na sua Cidade. O resto é conversa fiada.

Se você é dirigente de entidade olhe para o Calendário como uma oportunidade dupla. Tanto de se fazer presente dentro da Política de Turismo do seu Município (presença no âmbito externo), como de estar sempre trazendo negócios para seus associados (presença no âmbito interno). Eles perceberão com mais facilidade do porque da existência da entidade e do seu trabalho. Na verdade, todos saem ganhando, inclusive e sobretudo você.

Não deixem o Calendário de Eventos nas mãos da Prefeitura somente. Isto sim é perder oportunidade.

Calendário de Eventos é assunto típico de COMTUR. Dentro da engrenagem metodológica do SIMTUR, é papel dele como ARENA DE NEGÓCIOS, discutir o seu planejamento e monitoramento. E se você é empresário, os eventos são uma excelente oportunidade de quebrar de vez com a sazonalidade. Sabe aquela terceira semana de Agosto em que a Cidade está vazia e nada acontece, então…

O assunto e nem o Calendário devem terminar ali, no final do mandato do atual Prefeito. Mas isso já fica para Parte II que discutirá aspectos estratégicos do tema. Como começar, onde olhar, o que se preocupar…e como iniciar o processo de formatação. Até lá!

*Eduardo Mielke. é Dr. em Turismo e escreve quinzenalmente sobre Política e Gestão de Turismo no Município.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade