Capim dourado, um ouro de matéria-prima do artesanato do Tocantins

Continua depois da publicidade

por Tárcia Oreste (repórter freelancer do DIÁRIO)*

O artesanato com capim é uma tradição indígena, mas não exclusiva do sertão brasileiro. Na Comunidade Mumbuca, em Mateiros, no Jalapão, que é composta por descendentes indígenas e quilombolas, foi iniciada a tradição do artesanato com o capim dourado, natural da região. A cor dourada da planta é uma das consequências da forte presença de alumínio no solo do Jalapão.

Artesã de Mumbuca, Dejane da Silva Matos, 30 anos, trabalha há 10 anos na confecção de produtos. “Aprendi o artesanato com a minha mãe, é assim com quase todos aqui da comunidade. É um trabalho de famílias”, explica. São mais de 100 associados, de 60 famílias da região de Mumbuca que enviam suas peças para serem vendidas aos turistas. Entre os produtos mais procurados estão as bijuterias. De acessórios a mandalas, o visitante encontra peças que variam de R$ 2 a R$ 500.

Veja também as mais lidas do DT

O artesanato com capim dourado é uma tradição familiar no Jalapão (Fotos: Tárcia Oreste)
O artesanato com capim dourado é uma tradição familiar no Jalapão (Fotos: Tárcia Oreste)

COLHEITA

A Festa da Colheita do Capim acontece todos os anos em Mateiros. Entre os dias 15 e 17 de setembro, é feita a colheita do capim, que só nasce nas veredas de Buriti. A partir do dia 20 de setembro, as mulheres da comunidade realizam a Cavalgada Dourada, se enfeitam com bijuterias e saem douradas para passear pelo cerrado.

Para colher o capim no local é necessário ser filiado às associações de artesãos do capim dourado da região. A colheita na fase errada pode levar a planta (Syngonanthus nitens, “que brilha” em latim) à extinção. Durante a colheita, é fundamental cortar a flor que nasce na ponta do filete da planta para espalhar as sementes e dar origem a novas sapatas de capim dourado.

DICAS IMPORTANTES E SERVIÇOS NO JALAPÃO

*O DIÁRIO DO TURISMO viajou ao Jalapão a convite da Agência Municipal de Turismo de Palmas (Agtur)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade