Casa da Hungria revela tradição de invenções como o cubo mágico e a caneta

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Quem quiser conhecer um pouco da Hungria durante a Olimpíada Rio 2016 ainda tem chance de visitar a casa de hospitalidade húngara, instalada dentro do Jockey Clube Brasileiro, na Gávea, zona sul da capital fluminense, que ficará de portas abertas até o próximo domingo (21). A entrada é gratuita e o horário de funcionamento é das 15h às 17h, diariamente.

Famosa pelas inovações como o cubo mágico e a caneta esferográfica, que se espalharam por todo o mundo, a Hungria se destaca também pelo esporte e pela prioridade dada à água.

Veja também as mais lidas do DT

A consultora do Comitê Organizador da Candidatura de Budapeste à Olimpíada de 2024, Paula Sanches, disse nesta terça-feira (16) que a Casa da Hungria foi montada pensando na importância da água para o país. “Não só porque eles têm várias fontes de águas termais, mas também porque a água representa para eles a vida e a trajetória olímpica”.

A Hungria é um país que se destaca nos esportes aquáticos, como natação, canoagem, remo, polo aquático. “No fundo, os húngaros vivem em torno da água de alguma forma seja por lazer, seja pelo esporte de alto rendimento”, disse Paula ao lembrar que a Hungria é uma potência olímpica e ocupa a oitava posição no ranking mundial de medalhas, concentradas nesses esportes.

Por esse motivo, a casa foi projetada para que os visitantes conheçam a Hungria e a capital Budapeste, cortada pelo Rio Danúbio, onde a maioria da população pratica esportes.

Invenções

Paula Sanches lembrou também a vocação da Hungria no campo das invenções e inovações. O cubo mágico, por exemplo, é um quebra-cabeça tridimensional, inventado pelo professor húngaro de matemática Ern Rubik em 1974, que queria encontrar uma maneira mais lúdica de ensinar.

Localizada no coração da Europa, a Hungria acumula desde sua fundação, no fim do século 9, outras inovações, como a vitamina C, a holografia (técnica de registro de padrões de interferência de luz, que podem gerar imagens em três dimensões), o helicóptero e a caneta BIC.

Atrações

Na área central da Casa da Hungria, o visitante encontra o Aquabar, onde pode apreciar diversos tipos de águas minerais de diferentes regiões da Hungria. Já na exposição digital, tem a oportunidade de apreciar as 168 medalhas de ouro conquistadas por atletas húngaros desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1896, em Atenas, na Grécia. Em uma mesa interativa, que representa uma piscina olímpica, o visitante pode jogar simulando ser atleta de natação.

Em outro espaço, Budapeste apresenta os próximos eventos que ocorrerão na cidade. Entre eles o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2017 e o Campeonato Europeu de todas as modalidades aquáticas, em 2020. A capital da Hungria, Budapeste, é também candidata a sediar a Olimpíada de 2024, que se seguirá aos Jogos de Tóquio, no Japão, programados para 2020. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade