Chapecoense:lições de solidariedade por Bayard Do Coutto Boiteux

Continua depois da publicidade

O que mais nos tocou foi a solidariedade do povo colombiano. Nunca poderemos esquecer a demonstração de apreço

Acidentes aéreos normalmente são fatais. Ocorrem com muito pouca frequência e devem se ajustar às regras internacionais de transporte de passageiros ou carga. No caso do avião que transportava a equipe do Chapecoense para Medellin foi uma demonstração de falta de capacidade técnica: nunca poderia ter sido autorizado tal voo sem uma escala no caminho, já que dispunha apenas de combustível suficiente para chegar ao destino final, o que fere normas da aviação que preconizam no mínimo combustível para voar mais meia hora, em caso de algum problema.

Vamos ter que aguardar a conclusão das investigações e o laudo final e devo confessar que é sempre um martírio para as famílias, pois explicações técnicas não devolvem parentes e familiares. No entanto, pela primeira vez na recente história de grandes acidentes, inclusive esportivos, vimos uma comoção mundial. Temos hoje a impressão que cada pessoa tem um segundo time: o Chapecoense. E o que mais nos tocou foi a solidariedade do povo colombiano. Nunca poderemos esquecer a demonstração de apreço e esforços para que a dor fosse sentida com menos peso e que um pais vizinho fosse tão amigo em momento de incerteza.

Temos hoje a impressão que cada pessoa tem um segundo time: o Chapecoense

A realização do evento fúnebre no estádio de Medellin demostrou profissionalismo e rapidez. A forma como foi organizada a homenagem é um case hoje para a humanidade. A presença maciça dos colombianos com bolas brancas e gritando o nome da Chapecoense e Brasil vai ecoar para sempre em nossos corações. Nunca poderemos esquecer tamanha generosidade e gentileza do povo colombiano.

Veja também as mais lidas do DT

Esperamos que as torcidas organizadas, sobretudo no Brasil, que atuam com tanta violência em várias oportunidades reflitam sobre o ocorrido e a concessão no mesmo dia do titulo de campeão ao time brasileiro, pela equipe colombiana. Foi uma lição que nos cobriu de alegria por tanto desapego e que vamos levar para sempre em nossas vidas.

Gracias,Colombia….

*Bayard Do Coutto Boiteux é vice-presidente executivo da Associação dos Embaixadores de turismo do RJ, gerente de turismo do Preservale, presidente do Portal Consultoria em Turismo e diretor executivo do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo do RJ.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade