Cidade do México é nomeada a Capital Mundial do Design

Continua depois da publicidade

Agências Internacionais

Em sua 29a. Assembleia Geral, o Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (Icsid – International Council of Societies of Industrial Design) anunciou que a Cidade do México foi designada a Capital Mundial do Design (WDC – World Design Capital) de 2018. Esta é a sexta cidade – e a primeira cidade das Américas – a receber a designação.

Concedida de dois em dois anos com base em seu compromisso de usar o design como uma ferramenta efetiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural, a designação WDC se tornou um movimento global e serve para reconhecer que o design pode e realmente impacta a qualidade de vida. As cidades nomeadas anteriormente incluem Turim (Itália) em 2008, Seul (Coreia do Sul) em 2010, Helsinque (Finlândia) em 2012 e Cidade do Cabo (África do Sul) em 2014. Taipei será a Capital Mundial do Design de 2016.

Veja também as mais lidas do DT

Para a Cidade do México a nomeação como WDC é uma oportunidade para sua vibrante e empreendedora comunidade do design construir uma cidade habitável, envolvendo o antigo e o novo em seus planos, para demonstrar design inovador em planejamento urbano. O Professor Mugendi M’Rithaa, Presidente do Icsid e membro do comitê de seleção da WDC, declarou, “A Cidade do México servirá como modelo para outras megacidades em todo o mundo que lutam com os desafios da urbanização e utilizam a pensamento voltado para o design para garantir uma cidade mais segura e mais habitável”.

A Design Week México, uma organização sem fins lucrativos que promove o design como um mecanismo de mudança social, liderou a candidatura e os planos concentrados no bairro de Miguel Hidalgo, introduzindo novos programas de saúde, comunicações e segurança, um programa de compartilhamento de bicicletas, jardins urbanos, parques e playgrounds. Emilio Cabrera, Diretor Geral da Design Week México, disse, “Nosso objetivo é construir uma plataforma para colaboração não somente entre disciplinas de design, mas também entre países. Como WDC, procuramos criar um centro de indústrias criativas globais que causem impacto em suas sociedades”.

A co-candidata finalista Curitiba (Brasil) também concorreu.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade