Mostra de Cinema de Tiradentes começa nesta sexta-feira (20)

Continua depois da publicidade

A mostra será marcada pelo destaque à força das mulheres na sociedade e no cinema

A 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes começa na noite desta sexta-feira (20), às 21h, com a homenagem às atrizes, produtoras e diretoras Helena Ignez e Leandra Leal, que estarão presentes no Cine-Tenda. O filme de abertura será o documentário “Divinas Divas”, longa-metragem dirigido por Leandra Leal que trata da primeira geração de travestis brasileiras. A sessão contará com a presença especial de Jane Di Castro, uma das “divas” abordadas no filme. Antes da sessão, o evento será marcado por uma performance audiovisual dedicada às ações e à força das mulheres na sociedade e no cinema, à trajetória das homenageadas e também à temática deste ano, “Cinema em reação, cinema em reinvenção”. Com direção geral de Chico de Paula e direção cênica de Grazi Medrado, a abertura contará com as presenças do ator David Maurity, das cantoras Bia Nogueira e Josi Lopes e do músico Barulhista.

A Mostra de Tiradentes abre o calendário audiovisual brasileiro com o melhor da produção contemporânea no país e uma vasta cartela de atividades culturais até o dia 28 de janeiro. Serão nove dias de intensa programação, com a exibição de 108 filmes brasileiros em pré-estreias (34 longas-metragens, dois médias e 72 curtas), distribuídos em 57 sessões. O público esperado para este ano é de 35 mil pessoas, além dos aproximadamente 500 profissionais do setor que devem participar das atividades e das exibições. A Mostra, com programação totalmente gratuita, acontece em três espaços da cidade: no Largo das Fôrras, com o Cine BNDES na Praça, montado especialmente para o evento; no Largo da Rodoviária, com o Cine-Tenda e o SESC Cine Lounge; e no Sesi Centro Cultural Yves Alves, que funciona como sede para os convidados e apresentação de filmes e debate, no Cine-Teatro Sesi.

Cinema em reação, cinema em reinvenção

A temática deste ano, “Cinema em reação, cinema em reinvenção”, permeia toda a programação e levanta o seguinte questionamento: na segunda década do século 21, como pode o cinema confrontar as questões contemporâneas da política, economia e sociedade valorizando a estética e a invenção, sem que os filmes se tornem meras reportagens em tela grande? Na grade de longas-metragens, com curadoria de Cleber Eduardo, os filmes poderão ser vistos em nove mostras temáticas (Aurora, Homenagem, Olhos Livres, Cinema em Reação, Horizonte, Praça, Bendita, Sessão-Debate e Mostrinha). Há títulos de 10 Estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Paraná, Maranhão, Espírito Santo, Distrito Federal e Goiás.  O encerramento da Mostra, no dia 28, exibirá o premiado “A cidade onde envelheço”, de Marília Rocha.

Veja também as mais lidas do DT

Para mais informações, acesse o site do evento.

(Edição do DIÁRIO com agências)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade