Como trazer o Poder Público Municipal para o Lado do Turismo? (II)

Continua depois da publicidade
por Eduardo Mielke*
Não perca esta chance!!! Eventos sempre serão, além do xodó, a grande oportunidade estratégica para que a Secretarias de Turismo possam mostrar a sociedade, o Turismo como um grande catalizador do desenvolvimento econômico.
Para nivelar. Desde a captação até a realização de um evento na sua Cidade, trata-se de um trabalho complexo e que exige várias mãos. E neste contexto, quanto mais a Sectur concentrar o poder decisório sobre si, mais perceberá a verdadeira “gincana” que todo o processo se tornará. Cansa e desgasta todo mundo. Não vá por aí.
Para embasar. Se a sua Cidade conta com uma associação formada por empresários do trade, como por exemplo um C&VB, já é um passo importante. Se não tem, estimule imediatamente a formação de uma. É uma questão de sustentabilidade operacional e política, pois é nela que você terá seu grande braço de apoio. Não sabe como fazer, peça ajuda! O Blog de Capacitação Política de Turismo, está aqui para isso.
Para avançar. Antes de ficar gastando tempo e dinheiro, que ninguém tem, olhe para os principais eixos econômicos que estão espalhados pela sua cidade. Chame as lideranças para conversar, traçando com elas o planejamento executivo promocional. E se você que me lê é secretário, use seu posto para ter acesso, aproximando as pontas de cada eixo, sobretudo no que tange comercialização. Perceba os obstáculos e impedimentos, mesmo que para isso, tenha que fazer lobby dentro da estrutura do Poder Executivo e ou Legislativo.
Para seguir avançando. Com o avanço das conversas, leve todo o processo decisório final, para dentro do COMTUR. Seja da elaboração de uma Calendário de Eventos, até a discussão de algum propriamente dito, o conselho serve para fazer acordos, estabelecer os critérios e limites de cooperação, e para que empresários turísticos identifiquem oportunidades de negócios para si.
Turismo se faz em rede…de responsabilidades…Você tem claro a sua?
Veja, o Poder Público Municipal é um reflexo de como a sociedade percebe o próprio poder público. Então se você quer que o Turismo seja melhor percebido pelos seus, saia da penumbra que ronda muitas mulas-sem-cabeça por aí e comece a focar onde realmente interessa quando se fala de Eventos e Turismo: geração de emprego e renda local, do local, pelo local através da apoio que só a Cadeia de Valor do Turismo (Empresas Turísticas),  tem capacidade de dar.
Dúvidas, esclarecimentos? Pergunte! Curta a página no Facebook. Envie-me uma mensagem via inbox!
Abraços 
Eduardo Mielke é Dr em Turismo e escreve todas as semanas sobre Política e Gestão de Turismo no Município.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade