Como trazer o Poder Público Municipal para o Lado do Turismo?

Continua depois da publicidade

Artigo discute o papel de cada um, inclusive o seu!

por Eduardo Mielke*
 
Toda vez que o Turismo da sua Cidade não anda ou fica muito aquém do que poderia, muito provavelmente o problema está, como sempre, na base. Isto é, o o papel que cada um (Secretaria de Turismo-Sectur, Trade e o Terceiro Setor) deveria exercer no desenvolvimento turístico não está nada claro.
Quer um exemplo simples? Se você acha que confeccionar o Mapa da Cidade para que o turista localize os pontos turísticos é uma tarefa do Poder Público, ledo engano. Aliás, para mim este tipo de ação é um dos indicadores que uso para saber o quanto há de equívoco na assunção das responsabilidades de cada um. E para também saber, o quanto a cooperação precisa avançar dentro do trade local.
Quer outro? Roteiros elaborados por iniciativas Sectur, ou do próprio COMTUR. Toda vez que o poder público se mete a fazer algo que não é sua função, além de fazer bobagem, assume para si a responsabilidade que não é dele, mas sim do mercado. E aqui, fica a tal pergunta: Quando é mesmo que o Poder Público assume a responsabilidade por alguma coisa que ele não sabe fazer? Se por um lado fica até cômodo, por outro tem-se uma cegueira infinita…
Veja! Não é a toa que estamos onde estamos….(Se você está gostando do post, peço a gentileza de compartilhar com seus contatos, obrigado!)
Então o que fazer? Se você que me lê é Secretário, o seu papel é articular, juntar as pontas sem ser a ponta. Seu papel é olhar como está o ambiente de negócios turísticos. Se não há roteiros, chame operadoras, agencias não locais e locais e peça que eles se organizem neste processo. Monitore e cobre. Mostre o que é função deles. Quer um mapa da cidade bacana e moderno, chame o empresariado através da Associação Comercial, o CDL e o C&VB (ou a Associação de Turismo). Mapa é uma mídia…paga-se para ali estar, não é mesmo?

E se você que me lê é empresário, o seu papel é mais simples. Atenda o seu cliente como você gostaria de ser atendido.

Se alguém for a sua Secretaria querendo fazer um evento na sua cidade, um Festival de Jazz ou uma Competição, chame o Terceiro Setor do Turismo. Convoque alguém do corpo diretivo imediatamente. Deixe que eles decidirem o que é melhor. Mediar e ajudar com que o você pode, como por ex: Guarda Municipal, gradil e demais itens que tens no pregão da Prefeitura. Este é o seu papel. Instigue que os eventos sejam motor de geração de negócios.
Se você que me lê é do Terceiro Setor, auxilie neste processo de cooperação. Não se acomode, deixando o poder público tomar as iniciativas. Turismo se faz com empresas. E se você quer mais dinamismo, faça por onde. Nunca se esqueça que com raras exceções, as Adm. Públicas agem por demanda. Se as entidades não dão o tom ou o ritmo, não espere que o secretário dará. Leia a PARTE I desta série especial. Além disso, pressione a Secretaria para trazer todas as decisões relevantes, como por exemplo a discussão do PPA ocorram dentro do COMTUR. Aliás, o conselho serve para justamente estabelecer o que é papel de cada um. É lá que estes acordos são discutidos e acertados. 
E se você que me lê é empresário, o seu papel é mais simples. Atenda o seu cliente como você gostaria de ser atendido. Nivele sempre por cima. Simples assim.
Dúvidas, esclarecimentos? Escreva.
Abr. Mielke.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade