Companhias aéreas de baixo custo na Europa apostam em dados

Continua depois da publicidade

As companhias aéreas de baixo custo da Europa zombavam dos programas de milhas aéreas administrados por companhias nacionais considerando-os relíquias caras de uma era passada.

Mas após assistirem boquiabertos enquanto as bases de dados de clientes eram avaliadas em bilhões de dólares, elas estão lutando para compensar o tempo perdido.

As duas maiores companhias aéreas de baixo custo da Europa, Ryanair e easyJet, engoliram o orgulho no ano passado e lançaram programas de fidelidade e ambas anunciaram investimentos significativos em análises de dados.

Veja também as mais lidas do DT

Seu objetivo é imitar varejistas como Amazon.com e Tesco ao conduzir os lucros ao aproveitar os dados de suas vastas bases de clientes online para criar ofertas altamente personalizadas e adaptar serviços às preferências do cliente de maneira mais rápida.

“Isto transformou o varejo e vai transformar as empresas aéreas”, disse Kenny Jacobs, ex-executivo da Tesco que está liderando a guinada digital da Ryanair como diretor de marketing.

A presidente-executiva da easyJet, Carolyn McCall, que nomeou no ano passado o primeiro chefe de ciências de dados da empresa para supervisionar uma equipe de 25 especialistas em análise de dados, descreveu dados como “incrivelmente importantes” para a companhia.

Ambas as empresas prometeram uma descrição detalhada de suas unidade de dados digitais e os retornos financeiros neste outono, no Hemisfério Norte. (Reuters)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade