Conaero aprova novas regras para aeroportos

Continua depois da publicidade

O objetivo é eliminar obstáculos e reduzir o tempo de espera dos passageiros durante o embarque e desembarque

REDAÇÃO com agências

A Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) publicou, nesta sexta-feira (18/8), no Diário Oficial da União(DOU), um documento com diretrizes e orientações para o setor. As iniciativas foram consolidadas em documento oficial do Programa Nacional de Facilitação do Transporte Aéreo (Profal), que contou com o envolvimento de dez ministérios.
O documento contém regras e orientações para todos os órgãos públicos e autarquias que atuam dentro dos aeroportos brasileiros. O objetivo é eliminar os obstáculos de gestão e reduzir ao mínimo os tempos de espera, mantendo os padrões de segurança internacional.

No caso de Guarulhos, cerca de 1,5 milhão de passageiros utilizaram o sistema no primeiro semestre deste ano para entrar ou sair do país. No aeroporto carioca, foram mais de 500 mil usuários no período. O equipamento assegura a autenticação de passaportes e a verificação biométrica dos passageiros de forma totalmente automatizada, sob monitoria da Polícia Federal.
Outra ação é a compra de equipamentos voltados para atender os PNAEs (passageiros com necessidade de assistência especial), como as rampas de acesso a aeronaves. O termo de referência para a aquisição e entrega desses equipamentos está em elaboração pelo Ministério dos Transportes.

O transporte de órgãos para transplantes também está relacionado à facilitação proposta no Profal. Só no primeiro trimestre de 2017 foram transportados 330 órgãos, 818 tecidos e 606 outros, totalizando 1.754 itens para transplantes, 35% a mais do que no primeiro trimestre de 2016. No ano passado, foram transportados ao todo seis mil itens. Todos os órgãos transportados viajaram gratuitamente de um ponto a outro do país por causa ao termo de cooperação idealizado pelo Ministério dos Transportes, Saúde, empresas aéreas e aeroportos.

Veja também as mais lidas do DT

(Felipe Lima)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade