Concertos de órgãos movimentam cidades históricas de MG

Continua depois da publicidade

O órgão da matriz de Santo Antônio, em Tiradentes (MG), soa, mais uma vez, nesta sexta-feira (09), sob o comando do organista Thiago Tavares. A agenda de concertos se repete ao longo do ano, sempre às sextas-feiras – menos na sexta-feira santa -, às 20h, com diferentes organistas. Os turistas que visitam a histórica cidade do ciclo do outo mineiro lotam a igrejinha famosa pela beleza da arquitetura barroca e, principalmente, pelo seu órgão do século XVIII.

O instrumento foi feito em 1785, na cidade do Porto, em Portugal. A Vila de São José do Rio das Mortes, atual Tiradentes, vivia a efervescência musical do período barroco e o órgão acompanhava a liturgia e as celebrações. Depois de restaurado, em pleno funcionamento, o órgão da matriz de Santo Antônio é motivo de orgulho e voltou ao centro da vida comunitária, religiosa, cultural e musical de Tiradentes. Os ingressos para os concertos em Tiradentes podem ser adquiridos a partir de R$ 35,00 (inteira) e R$ 20 (meia).

Em Mariana, a Catedral da Sé, que passa por restauro, guarda o mais precioso de todos os órgãos históricos mineiros. O modelo é o único em funcionamento, mas os concertos estão suspensos temporariamente. O órgão da Sé de Mariana foi construído na primeira década do século VXIII, em Hamburgo, na Alemanha. O instrumento foi enviado, inicialmente, a uma Igreja franciscana, em Portugal, e chegou ao Brasil em 1753, como presente da coroa portuguesa ao primeiro bispo de Mariana. Reinaugurado em 1984, o órgão é o principal destaque da vida musical da cidade mineira. O instrumento acompanha missas e celebrações litúrgicas, além de ser usado em concertos internacionais que reúnem, no Brasil, organistas de renome mundial.

Veja também as mais lidas do DT

O Museu Regional de São João Del Rei também guarda outra preciosidade da música barroca mineira. Após um minucioso trabalho de restauro, o órgão de tubos da cidade , que ficou 80 anos em silêncio, voltou a funcionar. Fabricado no final do século XVIII, em São João Del Rei, o instrumento é o único em funcionamento fora das igrejas e feito no Brasil, com técnicas e materiais locais.

Diamantina, Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO, também se destaca no cenário da música antiga com a preservação de outro instrumento histórico do barroco de Minas Gerais. Assim como o seu casario preservado, o órgão de Diamantina é um importante relicário do barroco no Brasil e mantém viva, no interior do país, a voz de um passado de esplendor e glória, onde a arte e a religião, refletiam a riqueza do ouro das Minas Gerais.

Órgãos

Os órgãos são instrumentos extremamente fascinantes pela diversidade que apresentam. Cada órgão é único e feito sob medida para o local onde foi instalado. Toda essa história e diversidade musical barroca continua viva, por causa do trabalho da organista Elisa Freixo, responsável pela manutenção dos instrumentos. (Ministério do Turismo)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade