Concessão de parques a iniciativa privada visa movimentar o turismo

Continua depois da publicidade

Agência com Edição do DT

O Brasil é um dos principais destinos quando o assunto é atrativos naturais. Segundo o Fórum Econômico Mundial (FEM), o país está em 1º lugar, pelo relatório de competitividade do turismo.

Contudo, os parques nacionais recebem pouco mais de sete milhões de visitantes. Enquanto os Estados Unidos, 3º no ranking do FEM, recebe mais de 300 milhões de visitantes. A abertura das unidades de conservação para a iniciativa privada foi apontada em Audiência Pública da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. A ação busca uma solução para melhor aproveitar os locais e movimentar o turismo nacional.

Veja também as mais lidas do DT

Durante o debate, o diretor de Criação de Manejo das Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes (ICMbio), Paulo Henrique Carneiro, anunciou que em janeiro serão abertas licitações para a concessão de três parques: o de Brasília, o da Chapada dos Veadeiros (GO) e o Pau Brasil (BA). Atualmente, dos 7,1 milhões visitantes dos parques nacionais, 4,58 milhões (64,5%) concentram-se nos parques nacionais de Iguaçu e da Tijuca, duas unidades de conservação geridas pela iniciativa privada.

“Abrir os parques nacionais para as parcerias com o setor privado significa enriquecer o produto turístico brasileiro. Trazer novos modelos de gestão, conjugando preservação e uso econômico como áreas turísticas”, afirmou o coordenador-geral de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, Rodrigo Marques. De acordo com Marques, os parques nacionais geram R$ 56 milhões para a economia nacional. Enquanto os EUA faturam U$$17 bilhões com as unidades de conservação sob responsabilidade do governo federal.

Para o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz, a abertura dos parques nacionais para a gestão privada ajudaria o Brasil a aproveitar melhor o seu principal diferencial comparativo. “A partir dessa iniciativa voltaremos a seguir um rumo que já deveríamos estar trilhando. O Brasil tem um enorme potencial”, afirmou Lummertz.

A audiência foi liderada pelo presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados e presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Herculano Passos (PSD-SP), também defensor da abertura dos parques para a iniciativa privada. (Fonte: Ministério do Turismo)

Serviço:

www.turismo.gov.br

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade