DIÁRIO apresenta cinco dicas de posicionamento digital para empresas

Continua depois da publicidade

Redação do DT

Atualmente as empresas precisam cair de cabeça no meio digital como estratégia de aproximação com o seu público. Para isso, são necessários alguns conhecimentos do que inicialmente parece simples, mas pode acabar em esforços e energia desperdiçados, se não for feito da maneira correta. O DIÁRIO, em parceria com a empresa de Marketing Digital Media Post criaram uma lista com cinco itens básicos para a construção de uma estratégia eficiente de posicionamento digital. Confira:

1 – Persona Digital: Antes de começar qualquer tipo de prática e investir no buscador, fazendo uma grade campanha de AdWords ou mesmo investir em outros canais pagos da internet, deve-se entender com quem se quer falar e de que forma fazê-lo. O primeiro passo é o direcionamento e definição de um público. O conhecimento do mercado no qual se propõe atuar é essencial.

Veja também as mais lidas do DT

2 – Criação de conteúdo específico: Depois de definido o público a ser atingido, o próximo passo é a criação de conteúdo voltado para este, especificamente. Ao invés de investir recursos financeiros, é importante começar a trabalhar as chamadas de iscas digitais, para atrair a atenção dessas pessoas com materiais disponíveis gratuitamente na internet, para que seja consumido e leve a conhecer a sua empresa e, em um momento de necessidade, isso faça com que o consumidor procure a sua marca e não, muitas vezes, marcas mais conhecidas por fazerem mídia paga.

3 – Página interessante ao consumidor: Com o conteúdo ideal para o seu público, você precisará de um lugar para colocá-lo. Para um profissional autônomo, por exemplo, uma página como um blog. O objetivo é ter um espaço para falar sobre coisas que te interessam e interessam ao seu público. Gradativamente, atraindo a atenção de visitantes, preparar esta página para captar as informações de quem o visita, estimular cadastros, oferecer conteúdos bem trabalhados, mesmo que leve tempo e trabalho, com certa periodicidade, dependendo da capacidade da empresa. É uma forma de fidelizar e criar um relacionamento com os interessados.

4 – Redes Sociais: Aqui, muitas empresas se aventuram e acabam não dando certo. Já que se vai ter um posicionamento na rede social, entenda se faz sentido estar naquela rede para a persona criada no item 1. Onde a persona está? Qual tipo de conteúdo ela consome? Muitos  querem estar presentes nas redes e querem estar em todas, mas para que isso faça sentido, tem que estar alinhado a um objetivo maior. Se o seu potencial cliente não está no LinkedIn, por exemplo, não tem porque investir nesta rede. Nesta etapa, precisa-se entender qual rede social é relevante para o seu público e criar uma estratégia de divulgação, com atenção para a linguagem utilizada em cada uma destas redes.

5 – E-mail Marketing como se deve: Um dos pilares mais conhecidos é o e-mail Marketing, mas deve ser utilizado como ele foi originalmente pensado, e não essa prática bastante utilizada atualmente, que é o envio descontrolado de spam, mensagens para quem não solicitou, sem preocupação com a relevância de conteúdo para quem recebe os e-mails. Este é o canal com melhor retorno, segundo pesquisas. É um recurso indispensável para quem quer ter uma relação próxima com o cliente. Este relacionamento é o que gera, em um segundo momento, uma venda, uma conversão financeira.

A lista foi criada com o apoio e informações fornecidas por Rogério Godoy, gestor de novos negócios do MediaPost.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade