Confira respostas para as principais dúvidas sobre graduação no exterior

Continua depois da publicidade

(Edição do DIÁRIO com agências)

Muitas dúvidas costumam surgir junto com o interesse de fazer uma graduação fora do Brasil, como formas de ingresso, documentação necessária, preços, países, idioma, entre várias outras.  Veja abaixo as respostas para as principais dúvidas sobre o assunto:

1) Que perfil preciso ter para ser aceito em um curso de graduação no exterior?

Veja também as mais lidas do DT

Todas as universidades exigem alguns pré-requisitos de seus candidatos. Em geral, é preciso ter um nível de proficiência na língua comprovado por testes oficiais, ter concluído o Ensino Médio e ter 17 anos ou mais. “Se o candidato já participou de atividades artísticas, esportivas, comunitárias ou empreendedoras, isso pode ser uma vantagem na hora de conquistar a vaga”, esclarece Fernanda Zocchio Semeoni, diretora da Experimento Intercâmbio.

2) Quais documentos devo providenciar?

Se você quer se candidatar a uma vaga em universidades do exterior, prepare-se para reunir todos os documentos necessários. Os principais são: cópia do passaporte, resultado do teste de proficiência no idioma e tradução juramentada do histórico escolar. As universidades podem pedir também alguns documentos adicionais como carta de intenção, comprovação de trabalho voluntário, cartas de recomendação, entre outros. Depois de enviado o material, o prazo para retorno das universidades varia de 5 a 60 dias úteis.

3)  O que posso fazer para conquistar uma bolsa de estudos?

Todos os anos, as universidades americanas disponibilizam aproximadamente 42 milhões de dólares por ano para estudantes internacionais, por meio de bolsas parciais. Podem se inscrever no programa de bolsas jovens a partir de 16 anos. “O estudante contemplado tem alimentação e acomodação garantidas, além de um desconto de até 50% do valor por ano letivo”, explica Fernanda. Os bolsistas têm total apoio da equipe americana nos trâmites de matrícula, visto e embarque.

4)  Como escolher o curso?

“O mais importante na hora de escolher o curso é obter o máximo de informações sobre as cidades onde você deseja estudar, sobre as universidades disponíveis e os programas que elas oferecem”, alerta Fernanda. Se você não está seguro ou não tem o perfil necessário para se candidatar a uma vaga, uma possibilidade é cursar os programas Pathways ou Foundation. Eles são cursos preparatórios para aprimorar habilidades na língua, incrementar o histórico escolar e preparar o candidato para os exames exigidos. Depois de concluído o curso, fica muito mais fácil dar sequência aos estudos. O programa vale para quem quer fazer graduação, pós-graduação, mestrado ou MBA.

5) O que eu cursei no exterior será válido no Brasil?

Os diplomas obtidos no exterior devem ser validados por uma universidade pública brasileira. As regras para validação são estabelecidas pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC).

A lista com as respostas foi feita pela Experimento Intercâmbio Cultural, rede especializada em intercâmbio cultural, que realizará um webinar gratuito para quem quer tirar dúvidas em tempo real sobre o tema na próxima terça-feira (13), às 17h.

Inscrições: https://www.experimento.org.br/expert-talks

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade