No aniversário de São Paulo, conheça dez patrimônios que contam a história da cidade

Continua depois da publicidade

Em 2017, São Paulo completa 463 anos de muita história e transformações. Maior metrópole da América Latina, a cidade ainda guarda diversos patrimônios que são testemunhos de sua trajetória, resistindo ao passar do tempo e convivendo harmoniosamente com a contemporaneidade. O Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo) destacou dez locais tombados que fazem parte dessa história. Confira:

1 – Antiga Estação Júlio Prestes

O edifício da antiga Estação Júlio Prestes, projetado pelo arquiteto Christiano Stockler das Neves, foi construído pela Estrada de Ferro Sorocabana entre 1925 e 1938. Atualmente, a estação faz parte da linha 8 diamante da CPTM, que tem como destino final a cidade de Itapevi. O local também abriga, desde 1999, a Sala São Paulo, casa de concertos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), considerada uma das melhores da América Latina.

2 – Catedral Metropolitana de São Paulo (Catedral da Sé)

Construída no lugar da primeira igreja matriz de São Paulo, a Catedral da Sé foi inaugurada em 1954, durante as comemorações do Quarto Centenário de São Paulo. A Praça da Sé e a Catedral Metropolitana são testemunhos materiais da transformação da vila colonial em metrópole, do Império em República, dos bondes em metrô e das diversas formas de sociabilidade e cultura ao longo de seus quase 500 anos de existência. O tombamento da Praça da Sé pelo Condephaat foi oficializado em junho de 2016.

Veja também as mais lidas do DT

3 – Acervo Arquivístico da Hospedaria dos Imigrantes

(Foto: Thâmara Malfatti)
(Foto: Thâmara Malfatti)

O acervo e o edifício da Hospedaria dos Imigrantes formam um conjunto de fundamental importância para a história da imigração no Brasil. Entre os documentos do acervo, estão livros de registros de imigrantes, listas de bordo, livros de matrículas de imigrantes e álbuns contendo fotografias de núcleos coloniais. O prédio abriga o Museu da Imigração desde 2011.

4 – Viaduto do Chá e Edifício Matarazzo

(Foto: Dornicke)
(Foto: Dornicke)

O Viaduto do Chá, datado da década de 1930, foi o primeiro elemento de transposição do Vale do Anhangabaú para fora dos limites restritos do núcleo urbano original de São Paulo. A construção se tornou um cartão postal de São Paulo, juntamente com o Edifício Matarazzo e os outros patrimônios nas proximidades, como o Teatro Municipal e a Ladeira da Memória.

5 – Parque do Ibirapuera

O Parque Ibirapuera foi criado para a realização das comemorações do IV Centenário da Fundação de São Paulo, em 1954. Ao longo de seus 63 anos, o local se consolidou como espaço destinado ao lazer e à cultura, atraindo milhares de pessoas todos os dias. Com área de aproximadamente 1,6 milhões de m² e edifícios principais projetados por Oscar Niemeyer, o Parque é uma das principais atrações turísticas da cidade.

6 – Mercado Municipal Paulistano

(Foto: Alcides Gonçalves)
(Foto: Alcides Gonçalves)

Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. O prédio – que ocupa um espaço de 12,6 mil m² de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1,5 mil funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes.

7 – Casa do Bandeirante

A Casa do Bandeirante, também conhecida como Casa do Butantã, representa um dos exemplares típicos das habitações rurais paulistas construídas entre os séculos XVII e XVIII. Edificada em taipa de pilão e pau-a-pique, a casa está localizada junto à bacia dos rios Tietê e o seu afluente Pinheiros e é uma das lembranças da época da formação da cidade.

8 – Monumento às Bandeiras

O Monumento às Bandeiras, construído para homenagear os bandeirantes paulistas, foi idealizado pelo grupo modernista da Semana de Arte Moderna de 22 e inaugurado em 1954, juntamente com o Parque do Ibirapuera. Do escultor Victor Brecheret, a escultura é composta por um grupo anônimo de trinta e sete figuras, representando as várias etnias da formação do povo paulista.

9 – Mausoléu do Soldado Constitucionalista

Popularmente conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”, o monumento homenageia o movimento Constitucionalista, de 1932. Com projeto do escultor Galileu Emendabili e do arquiteto Mario Pucci, o Obelisco também homenageia o dia em que foi deflagrada a revolta armada contra o governo de Getúlio Vargas: 9 de julho, atualmente feriado estadual.

10 – Monumento do Ipiranga

Também conhecido como Monumento à Independência, foi criado pelo artista italiano Ettore Ximenes, em 1922, em comemoração ao centenário da emancipação política brasileira. Nas décadas seguintes, o local recebeu algumas alterações, passando a abrigar os despojos da Imperatriz Leopoldina, de Dom Pedro I e de D. Amélia, segunda imperatriz do Brasil. O monumento passou por restauração e proteção de seu painel de bronze em 2016.

(Edição do DIÁRIO com agências)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade