Descubra Cabo Verde, o Havaí do Atlântico

Continua depois da publicidade

Texto e Fotos: Heitor e Silvia Reali, do site Viramundo e Mundovirado

cv 4
Se você está em busca de aventura, bateu na porta certa. E de lambuja leva uma natureza extrema formada por praias varridas de ventos fortes, desertos, florestas tropicais, lagunas, crateras e vulcões. Assim é Cabo Verde, um arquipélago de dez ilhas, situado a três horas e meia de Recife, e onde o turismo se encontra em seus primórdios.

2 DSC_6458

Veja também as mais lidas do DT

Esta é uma viagem para esportistas ávidos de novas paisagens, inusitados sabores, sons e cores. Cada uma de suas ilhas, criadas por erupções vulcânicas, tem um atrativo particular e distam quase sempre trinta minutos de voo, uma das outras. Todas são habitadas por um povo espontâneo e sorridente que fala criolo, mescla de português com dialetos africanos. Bo ta falá português? Você fala português? É a primeira pergunta que ouvimos assim que desembarcarmos no arquipélago.

IMG_5186
Se as ondas de Cabo Verde, principalmente as da Ilha do Sal, se gabam de serem tão boas quanto as do Pacífico, o arquipélago não é exclusivo dos surfistas. Outros esportes radicais como kitesurfing (o campeão mundial dessa categoria é cabo-verdiano), windsurfe (duas etapas do circuito internacional são realizadas no arquipélago), diving e também off-road, trazem à tona a adrenalina dos esportistas e amantes da natureza.

IMG_4859

Desembarcarmos no aeroporto da Ilha do Sal, e seguimos para o povoado de Santa Maria, que constitui o mais importante centro de turismo esportivo cabo-verdiano. As primeiras imagens revelam uma cena incomum para os brasileiros: a falta do verde. O azul forte do Atlântico contrasta com os tons terrosos da ilha sob um céu azul sem nuvens. De cores, só essas. Dali, cruzamos o deserto monocromático e depois de uma hora, alcançamos as Salinas de Pedra do Lume. A salitreira está no interior da cratera de um vulcão extinto, quase ao nível do mar. Por osmose as águas salgadas do oceano são transferidas para o interior da cratera, criando uma infinidade de pequenas lagoas de cores ambarinas. Com uma salinidade 26 vezes maior que a do mar, o máximo que conseguimos ali foi boiar como uma rolha.

IMG_4920

Outro lugar especial é a Buracona. Uma piscina natural no oceano. Possivelmente em erupções passadas uma rocha fechou a passagem do mar, represando as águas translúcidas. Nadar ali ao lado da fúria das ondas do oceano que rebentam com grande alarde é também singular privilégio. Outra prática que os viajantes curtem é o diving nos bancos de corais que circundam boa parte da ilha.

DSC_6600
Há lugares que despertam amor à primeira vista. Alguns utilizam artifícios caros e efeitos mirabolantes. Outros seduzem com quase nada. O arquipélago de Cabo Verde, no Oceano Atlântico, é um desses. Belo na simplicidade.

cv 2
Uma curiosidade sobre Cabo Verde vale a pena contar: as ilhas são ponto de encontro de diferentes ventos provenientes da savana africana. Ali se cruzam criando redemoinhos que por sua vez se transformarão nos assustadores furacões que se abatem sobre o Caribe  e a América do Norte.

3 DSC_6466
Quem leva: A TACV, Cabo Verde – Airlines, www.flytacv.com com  voos às sextas de Recife (PE) e Fortaleza (CE)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade