DIÁRIO sugere 5 dicas para curtir atrativos de Foz do Iguaçu (PR)

Continua depois da publicidade

Durante a viagem, de três dias, conheceu atrativos do destino paranaense, conhecido mundialmente por contar com uma das sete maravilhas naturais da Natureza, as Cataratas do Iguaçu.

Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO

O DIÁRIO acompanhou o voo inaugural da Avianca Brasil entre São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR) no dia 06 de março. Durante a viagem, de três dias, conheceu alguns atrativos do destino paranaense, conhecido mundialmente por contar com uma das sete maravilhas naturais do mundo, as Cataratas do Iguaçu. O novo voo, de numeração 6184, sai de Guarulhos às 12h20, e chega ao Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu Cataratas, às 14h10. No sentido inverso, a decolagem do voo 6185 será às 14h43, com aterrissagem em São Paulo, às 16h30. A operação será feita pela aeronave Airbus A320

Fundada em 1914, Foz do Iguaçu teve alguns episódios em sua história que a transformaram. Com a inauguração da Ponte Internacional da Amizade (Brasil – Paraguai) em 1965, a inauguração da BR-277, ligando-a com Curitiba e ao litoral, em 1969, Foz ganhou um desenvolvimento acelerado, intensificando seu comércio, principalmente com a vizinha Ciudad del Este. A construção da Hidrelétrica de Itaipu na década de 70, causou fortes impactos em toda a região, aumentando consideravelmente seu contingente populacional.

Para comparar: em 1960, o município contava com 28.080 moradores; em 1970, com 33.970, passando em 1980 para 136.320 habitantes. Um crescimento de 385%. Hoje estima-se uma população de 300.000 pessoas. Além disso, milhões de visitantes desembarcam por lá atraídos pelos atrativos naturais e históricos. O DIÁRIO lista cinco dicas.

Acompanhe:

Cataratas do Iguaçu
Visitar as Cataratas do Iguaçu é uma experiência única. Os visitantes iniciam através de uma caminhada em trilhas no meio da mata e a proximidade iminente da imensidão das quedas d’água do Rio Iguaçu. Localizadas dentro do Parque Nacional do Iguaçu, na fronteira entre Brasil e Argentina (nas cidades de Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú), possui uma estrutura qualificada para o recebimento do turista, com centro de visitantes, estacionamento, hotel, restaurante, ônibus internos, passeios adicionais, lojas de lembranças, praça de alimentação e trilha de caminhada para acesso às quedas.

Veja também as mais lidas do DT

Vista das Cataratas do Iguaçu. O arco-íris é permanente em virtude da luminosidade (Foto: Marcos J. T. Oliveira)
Vista das Cataratas do Iguaçu. O arco-íris é permanente em virtude da luminosidade (Foto: Marcos J. T. Oliveira)

No lado do Brasil, o passeio dura entre duas e quatro horas, começando com o deslocamento de ônibus pela BR-469, do Centro de Visitantes até o início da trilha, durante este trajeto há paradas para os passeios adicionais. A trilha é realizada a pé, por um trajeto no meio da mata, com espaços abertos para observação das Cataratas em alguns pontos do percurso. No final da trilha, existe uma passarela de observação que completa o passeio, chegando até o ponto conhecido como “Garganta do Diabo”.
Serviço: www.cataratasdoiguacu.com.br

Marco das Três Fronteiras
Inaugurado em 1903, o Marco das Três Fronteiras, é composto por três estruturas, uma em Foz do Iguaçu, uma em Ciudad del Este e a outra em Puerto Iguazú, que são caracterizadas pelas cores da bandeira de cada país. O novo Marco das Três Fronteiras já é considerado um dos mais belos pontos turísticos da cidade de Foz. Revitalizado, com uma nova proposta, que integra tecnologia e história de uma forma única na cidade.

Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu (Foto: Marcos J. T. Oliveira)
Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu (Foto: Marcos J. T. Oliveira)

O novo passeio é uma experiência diferente para os turistas. As novas construções homenageiam as Missões Jesuíticas, e toda a ambientação visual e sonora do passeio direciona o foco do visitante para a história do desbravamento da região de Foz do Iguaçu, incluindo projeção sobre Cabeza de Vaca, primeiro homem branco a ver as Cataratas do Iguaçu em 1542. No local há restaurante, parque infantil e loja de lembranças
Serviço: www.marcodasamericas.com.br

Compras no Paraguai e Argentina
Fazer compras em Ciudad del Este (Paraguai) e Puerto Iguazu (Argentina) é outra opção para quem chega em Foz do Iguaçu. Com centenas de lojas, milhares de produtos e muitos compradores que cruzam a Ponte da Amizade todos os dias, fazer compras em Ciudad del Este também é uma opção oportuna. Em Puerto Iguazu tem o Duty Free Shop, hrande shopping localizado pelo da ponte que conecta os dois países. Por lá é possível encontrar perfumes, cosméticos, bebidas, cigarros, moda, acessórios, jóias, relógios, jogos, brinquedos, áudio, vídeo, telefonia, informática, artigos esportivos, comestíveis e chocolates. Tudo a um preço bem acessível.

Parque das Aves
Localizado próximo ao Parque Nacional do Iguaçu, onde ficam as Cataratas do Iguaçu, o Parque das Aves é um dos maiores parques de aves da América Latina, que além da exibição dos exemplares, também desenvolve projetos de conservação e procriação de algumas espécies. O passeio tem duração média de 1 a 2 horas de caminhada num ambiente de mata nativa, com trilhas de acesso aos viveiros. Alguns são de observação, enquanto outros é possível a entrada. Durante a caminhada, além das aves, observam-se répteis e borboletas.
Serviço: www.parquedasaves.com.br

Parque das Aves, onde é possível um contato mais próximo com os animais. (Foto: Marcos J. T. Oliveira)
Parque das Aves, onde é possível um contato mais próximo com os animais. (Foto: Marcos J. T. Oliveira)

Usina de Itaipu
A Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional é a grandeza de um feito histórico da construção humana. Reconhecida como uma das maiores obras da engenharia moderna, é um dos principais pontos turísticos de Foz, com atendimento turístico organizado e um serviço qualificado. Quem chega até lá tem uma variedade de atrativos turísticos dentro de um. A mais tradicional e procurada é a Visita Panorâmica. Há ainda o Circuito Especial, a Iluminação da Barragem, o Refúgio Biológico, o Ecomuseu, o Polo Astronômico e o Test Drive do Veículo Elétrico.

Usina Binacional de Itaipu. (Foto: Marcos J. T. Oliveira)
Usina Binacional de Itaipu. (Foto: Marcos J. T. Oliveira)

Vale lembrar que a usina é ativa de geração de energia e binacional, ou seja, metade do Brasil e metade do Paraguai.A visita panorâmica consiste em um passeio em ônibus de dois andares, sendo a parte de cima aberta, com cinco paradas em pontos estratégicos da construção. Uma monitora explica. durante todo o percurso. informações e curiosidades sobre a construção.
Serviço:  www.turismoitaipu.com.br

*O DIÁRIO viajou a convite da Avianca Brasil e Iguassu Convention & Visitors Bureau e hospedou-se no Belmond Hotel das Cataratas.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade