Mostra traz produção de artistas negros para São Paulo

Continua depois da publicidade

Apenas 51 anos após sua fundação, a Pinacoteca do Estado de São Paulo recebeu a primeira obra de um artista negro. O Autorretrato de Arthur Timótheo da Costa foi doado à instituição em 1956 e agora integra a mostra Territórios: Artistas Afrodescendentes no Acervo da Pinacoteca. A exposição faz parte das celebrações dos 110 anos do museu, e pode ser vista na Estação Pinacoteca, próxima a Estação Júlio Prestes, região central da capital paulista.

Segundo o curador Tadeu Chiarelli, a incorporação de trabalhos feitos por afrodescendentes ao acervo da Pinacoteca foi lenta. “A segunda [obra] chegou só nove anos depois. Um processo tímido. Daí a minha proposta de retomar as grandes contribuições da Pinacoteca para a historiografia da arte brasileira introduzida na gestão de Emanoel Araújo (1992 – 2002), primeiro diretor negro da Pinacoteca do Estado que fez importantes aquisições de obras de artistas afrodescendentes”, disse.

O próprio Araújo aparece na mostra com diversas obras na parte Matrizes Africanas. Os trabalhos dessa parte mostram influências das estéticas de culturas africanas.

Veja também as mais lidas do DT

Apesar das referências à temática negra em parte das obras, Chiarelli explica que o principal objetivo da mostra é apresentar trabalhos feitos por afrodescendentes a partir do valor estético. “É necessário pontuar que temos no acervo da Pinacoteca centenas de obras que retratam os afrodescendentes, mas essa exposição vem para discutir um aspecto diferente, o da produção feita por artistas afrodescendentes”, enfatizou. (Agência Brasil)

MVB

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade