Dubai recebe 14,2 milhões de visitantes em 2015 e bate recorde

Continua depois da publicidade

Edição do DIÁRIO com Agências

O Departamento de Turismo, Comércio e Marketing de Dubai (DTCM) acaba de anunciar o recorde de visitantes que passaram ao menos uma noite na cidade em 2015, alcançando 14,2 milhões de pessoas – um aumento de 7,5% em relação a 2014 e o dobro do que a United Nations World Travel Organisation’s (UNWTO) havia projetado para o setor durante o período.

O Gulf Cooperation Council (GCC) se manteve como o principal mercado, com um total de 3,3 milhões de pessoas, um aumento de 12,8% em relação a 2014. A Arábia Saudita segue com a liderança no grupo, com 1,54 milhão de visitantes, seguido por Omã, Kuwait e Catar.
Apesar de uma economia lenta e um dólar forte restringindo a competitividade de Dubai, a Europa Ocidental continuou a ser o segundo maior contribuinte regional em volume de visitantes, com aproximadamente 3 milhões de turistas, o que reflete em um sólido crescimento de 6,1% no número de visitantes. O Reino Unido é um dos três principais mercados com 11% de crescimento – 1,2 milhão de visitantes. A Alemanha também se manteve na lista dos 10 mercados com crescimento de 7% e 460 mil visitantes, seguida pela França e pela Itália.
Mercados do norte da Europa, países nórdicos e do Benelux, geraram crescimento no tráfego de turismo de Dubai em 2015, principalmente por conta do aumento da oferta de voos diretos da região. O sul da Ásia contribuiu com 2,3 milhões de visitantes, um aumento de 21,7% em relação a 2014. A Índia foi o principal mercado, se tornando o número 1 pela primeira vez, com 1,6 milhão de turistas, e o país foi o segundo com o crescimento mais rápido, com 26% a cada ano, seguido por Paquistão.
Mais de 1,6 milhão de visitantes vieram do Oriente Médio e norte da África, representando 1,3% de crescimento – um resultado forte em face a algumas situações regionais. Registrou-se um aumento de 6% de visitantes vindos do Irã, atrás de Egito e Jordânia, que registraram 15% de aumento em relação a 2014.
Américas
As Américas trouxeram pouco menos de 1 milhão de viajantes, crescendo em média 8,2% graças ao forte investimento em transporte aéreo e ao aumento de rotas de das costas leste e oeste, com um crescimento de 3% dos Estados Unidos, o que o mantém dentro dos cinco principais mercados emissores para Dubai, e do Canadá, também dentro do top 20, com um crescimento de 13%.
A performance do turismo de Dubai em 2015 também reflete sua habilidade em responder rapidamente às mudanças nas dinâmicas de mercado, aproveitando a força da sua abordagem orientada para a parceria público-privada. Em 2015 houve um investimento significativo na manutenção da competitividade das ofertas dos Emirados, com o aumento do transporte aéreo em todos os mercados-chave, um crescimento mais equilibrado no inventário do hotel e melhorias na competitividade de varejo, além de melhorias dos produtos de turismo.
Os eventos de negócios e para consumidores finais continuam sendo uma grande contribuição econômica, com um forte e regular calendário de eventos, criando uma agenda de turismo com potencial. Como um testamento da competitividade do calendário da cidade, Dubai ganhou o reconhecimento ‘World Festival and Event City’ por três anos consecutivos, desde 2012, pelo International Festivals and Events Association. Todos estes fatores se engrandecem ainda mais pelo crescimento anual do Dubai Food Festival, o lançamento do Dubai Comedy Festival em 2015, a 21ª edição do Dubai Shopping Festival, que ocorreu em janeiro deste ano e o lançamento do XYoga Dubai Festival, em fevereiro deste ano.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade