E a China se livra de cédulas e moedas no seu cotidiano

Continua depois da publicidade

Por Rodrigo Luis*

A tecnologia definitivamente está mudando os hábitos de consumo em todo o mundo. Na China, então, as plataformas digitais dominam o cotidiano da população. Prova disso é que as cédulas e as moedas estão praticamente sendo descartadas por aqui. Tudo porque pessoas que vivem nas principais cidades do país estão usando smartphones para pagar praticamente tudo.

Se você entra em um restaurante, por exemplo, o garçom primeiro pergunta se você quer usar o WeChat ou o Alipay (as duas opções de pagamento por celular), para depois falar em dinheiro em espécie. Se optar pelo WeChat ou Alipay, basta a pessoa escanear seu código QR, uma espécie de código de barras, e pronto! Para concluir a operação, basta digitar o código de segurança do cartão de crédito previamente cadastrado.

Basta a pessoa escanear seu código QR, uma espécie de código de barras (Foto; Divulgação)
Basta a pessoa escanear seu código QR, uma espécie de código de barras (Foto; Divulgação)

Para se ter uma ideia, de acordo com a empresa de consultoria iResearch, os pagamentos móveis na China chegaram a US$ 5,5 trilhões em 2016, cerca de 50 vezes o tamanho do mercado americano, com US$ 112 bilhões.

Veja também as mais lidas do DT

“Do ponto de vista tecnológico, provavelmente se trata de uma das inovações mais importantes, que tem a China como pioneira e, por enquanto, somente na China”, afirmou Richard Lim, diretor da GSR Ventures, empresa de investimento de capital.

Alguns estabelecimentos no Brasil já estão permitindo pagamentos através do celular dos seus clientes, mas creio que demorará anos para que os hábitos de consumo se equiparem aos dos chineses. Você imagina que o povo brasileiro deixará de usar cédulas e moedas? O futuro nos dirá!

Rodrigo Luis é sócio-diretor da Winpoint Technology e mora em Shenzhen, na China, desde 2009

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade