Editorial: 44ª Abav Expo: evento encolheu ou busca repaginação?

Continua depois da publicidade

CONSELHO EDITORIAL DO DIÁRIO 

Nem o mais exacerbado dos otimistas faria vista grossa para os efeitos da crise econômica e das feridas ainda frescas dos desacertos políticos. Pode-se dizer que os ventos deixaram de soprar contra com a intensidade de meses atrás, mas ainda não sopram, propriamente, a favor. As coisas pararam de piorar – o que não deixa de ser um bom sinal. E o turismo – por que ficaria fora da crise, se a atividade depende do humor e das condições reais dos outros setores da economia, tanto para programações a lazer como a negócios?

As primeiras impressões e percepções, ao cabo do primeiro dia da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo e 46º Encontro Comercial Braztoa, mostrou algumas ambiguidades e paradoxos interessantes. Por um lado, a despeito do encolhimento físico do evento, em comparação com edições passadas, os números preliminares são muito positivos. O número de inscrições ao evento passou de 24 mil participantes. A Vila do Saber, remodelada, teve mais de seis mil inscritos – as palestras e mesas redondas, no primeiro dia, tiveram lotação completa.

As primeiras impressões e percepções, ao cabo do primeiro dia da 44ª Abav Expo Internacional de Turismo e 46º Encontro Comercial Braztoa, mostrou algumas ambiguidades e paradoxos interessantes.

Veja também as mais lidas do DT

Essa busca atípica por informações especializadas e conhecimento parece traduzir uma certa tomada de consciência da indústria turística, especialmente do agenciamento de viagens, de que é preciso mudar. Quem se mantiver no paradigma já superado das operações manualizadas, estará fora. Ademais, são oferecidos mais de 70 temas, abordados por meio de palestras, painéis e mesas redondas, totalmente gratuitos. Os profissionais presentes no primeiro dia do evento revelaram-se atentos ao aproveitamento do tempo e das oportunidades – mais foco, menos oba-oba.

Outro aspecto sintomático foi observado nos discursos das lideranças setoriais e dos órgãos governamentais. Diferentemente de outros tempos, nota-se uma trégua nítida nas críticas ao governo, o que aproxima o setor privado do governamental no que tange ao discurso com cheiro e cor de pacto nacional. Nas discussões sobre o legado dos jogos olímpicos do Rio de Janeiro, por exemplo, as posições da Embratur e Gol se mostraram visivelmente concordantes. Há um discurso de esquecer o retrovisor e olhar para frente. Porém, mais que verba pública, as reivindicações recaem sobre políticas abrangentes, profundas e consequentes para o deslanche do turismo brasileiro.

O encolhimento da feira, considerando-se ausências significativas de grandes players do setor e o layout diferenciado por conta do recinto do Expo Center Norte pode ser um sinal de que o modelo da mostra pode estar mudando: mais foco em difusão de conhecimento e na realização de negócios. Se isso for verdade, a consolidação da tendência será verificada na edição do próximo ano. Quem viver, ou melhor, sobreviver, verá.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade