Exposição gratuita traz obras de Picasso ao CCBB em São Paulo

Continua depois da publicidade

Cerca de 90 obras de Pablo Picasso e outros artistas do modernismo espanhol, vindas do Museu Reina Sofía de Madri, estarão em exposição gratuita na capital paulista a partir de 25 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil.

A mostra destaca o modo como Picasso concebeu a modernidade e também como influenciou diversos criadores da época. “Essa exposição fala sobre o papel do Picasso na arte moderna e vem contar a história desse movimento artístico para o público brasileiro”, explicou Roberta Saraiva, diretora executiva da Expomus, que participou da produção.

Os visitantes poderão conhecer mais 36 artistas que se inspiraram nesse grande nome da arte. “Picasso é um artista que influenciou o modernismo no mundo todo. A exposição ilumina o modernismo espanhol a partir dele, com obras de mais artistas de enorme peso, como Juan Gris, no cubismo, e Miró, no abstracionismo. Eles tiveram contato direto com Picasso”, contou Roberta.

Veja também as mais lidas do DT

As obras estão divididas em oito núcleos temáticos. Um deles é dedicado à imersão no imaginário de Picasso, a fim de descobrir como ele concebeu o painel Guernica, sua obra mais emblemática, que surgiu como uma reação imediata ao bombardeio nazista que, durante a Guerra Civil Espanhola, matou civis na pequena cidade que dá nome à pintura.

Intitulada Monstro e Tragédia, essa parte da exposição, segundo Roberta, apresenta como o artista explorou originalmente, a partir do mito do Minotauro, toda a questão da guerra e do bombardeio. O público terá acesso aos estudos e esboços que fizeram parte do processo criativo de Guernica. (Agência Brasil)

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade