FecomercioSP sugere propostas para revitalizar a capital paulista

Continua depois da publicidade

Por meio de ofício encaminhado ao Prefeito João Doria, FecomercioSP propõe foco para desenvolvimento dos bairros e investimentos para o turismo local, além de agenda de modernização para o lixo, calçadas e calçadões.

FecomércioSP com EDIÇÃO do DIÁRIO

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) por meio do seu Conselho de Desenvolvimento Local, encaminhou ao prefeito João Doria, ofício com propostas para a revitalização da capital paulista, sugerindo melhorias para município. A entidade elaborou sugestões práticas para melhorar como um todo a qualidade de vida da população, assim como impulsionar o comércio nas diferentes regiões metropolitanas. 

Com relação à descentralização, sugere a criação de polos de desenvolvimento econômico nas zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com a correspondente oferta de serviços públicos, como saúde e educação de qualidade. Outras medidas como a implementação do projeto Arco do Futuro, intervenção urbana no eixo do rio Tietê que tem por objetivo atrair investimentos no setor imobiliário e dinamizar a economia local, o desenvolvimento dos Planos de Bairro como forma de fortalecer os comércios locais e ações para diminuir de forma drástica o comércio informal no centro da cidade também foram sugeridas.

A ineficiência da política de coleta e reciclagem do lixo devido a não fiscalização desse processo e à escassez ou falta de lixeiras também foi abordada. Entre as sugestões da Entidade estão: a instalação de containers subterrâneos em toda a região central, o combate a pragas, controle de zoonoses, e solucionar os problemas de fezes e urina de humanos e animais no espaço público, além de promover a articulação entre catadores individuais, cooperativados e subprefeitura para a organização da coleta seletiva e ampliação da periodicidade de tal trabalho.

Atualmente há registros de que calçadas esburacadas provocam acidentes e mortes e que grande parte dos reparos não atendem à legislação e às técnicas adequadas de construção. Para solucionar os problemas, propõe a criação de um projeto de intervenção urbana padronizado para as calçadas e calçadões na região central, reparar calçadas respeitando a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) e o Programa de Recuperação das Calçadas da Prefeitura de São Paulo.

Com relação ao turismo na capital, a Entidade considera um dos principais fatores de desenvolvimento econômico local, uma vez que São Paulo atrai milhares de pessoas por meio do segmento de eventos e turismo, mas poderia ampliar o tempo de permanência do turista na cidade caso pudesse ofertar atrativos que hoje estão degradados. Na visão da FecomercioSP são necessárias melhorias nos monumentos históricos que têm pichações. No mais, o mobiliário urbano é mal-posicionado.

Entre as propostas de melhoria para o setor, a FecomércioSP sugere requalificar e manter em ordem os espaços públicos centrais (ruas, praças, calçadas e calçadões), recuperar os patrimônios históricos, arquitetônicos e paisagísticos do centro, oferecer serviço social às pessoas em situação de rua e aumentar a segurança pública.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade