Festuris é aberto oficialmente em Gramado (RS)

Continua depois da publicidade

Marcos J. T. Oliveira, repórter freelancer do DIÁRIO

O trade turístico nacional de olho na Serra do Rio Grande do Sul. Isso porque acontece de quinta a sábado desta semana (3 a 5), o Festival de Turismo de Gramado – FESTURIS. O evento contou com a presença de mais de 400 pessoas no Palácio dos Festivais na cidade gaúcha. Entre os convidados profissionais do turismo, executivos, políticos, diplomatas e jornalistas.

Marta Rossi discursando e agradecendo aos parceiros e participantes.
Marta Rossi discursando e agradecendo aos parceiros e participantes.

O Festuris já é considerado uma das principais feiras de turismo da América Latina segundo pesquisas. damos início a mais eficiente e eficaz feira de negócios turísticos da América do Sul. É uma marca que não é só marketing, mas conceito, conteúdo e negócios“, frisou emocionada Marta Rossi, presidente do evento.

Veja também as mais lidas do DT

A abertura do Festuris 2016 contou com apresentações culturais típicas do Rio Grande do Sul.
A abertura do Festuris 2016 contou com apresentações culturais típicas do Rio Grande do Sul.

“Sobre os expositores, uns chegaram agora, alguns já nos acompanham há um tempo e outros desde o início, ou seja, há 28 anos. Essa é a melhor resposta que podemos oferecer sobre o que nós fazemos”, salientou.

A fundadora do Festuris ainda fez referência ao sinal verde dado pelo Palácio do Planalto na isenção de vistos para os visitantes dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão. “Ministro Marx, desejamos sinceramente que esta e outras tantas notícias de reconstrução do setor possam chegar ao mercado durante a sua gestão”, pontuou Marta.

Dentre os novos expositores estão as companhias aéreas Air Maroc, United Airlines e Tahiti Nui. O governador José Sartori visitará o Serra Park no sábado, 05.

O secretário de Turismo e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, Victor Hugo Alves da Silva, iniciou sua fala fazendo um agradecimento aos diretores do Festuris: “Que orgulho, para nós no Rio Grande do Sul, contarmos com pessoas como vocês que organizam o Festuris. A representatividade dessa plateia é algo que emociona e todos levam o Estado para o mundo”.

Ele também citou sobre o trabalho desenvolvido em Gramado como referência para o turismo nacional. “Conjugar o turismo e a cultura é algo que acontece aqui no Festuris”, finalizou Silva. O secretário ainda emocionou a todos cantando um trecho de uma música do cantor paulistano Tito Made, que reverencia a cultura gaúcha.

Participantes da cerimônia de abertura no Palácio dos Festivais
Participantes da cerimônia de abertura no Palácio dos Festivais

O ministro do Turismo, Marx Beltrão, recebido mais cedo pelos diretores do Festuris, destacou a importância de Gramado ser usada como espelho pelo restante do país. “O Ministério do Turismo sempre estará de portas abertas para receber a todos. Estou feliz por estar aqui em Gramado neste importante exemplo a ser multiplicado pelo Brasil. O sucesso não acontece por acaso, se hoje Gramado serve de modelo é porque soube fazer o dever de casa. Os mais de 6 milhões de visitantes recebidos por ano são fruto do esforço, da competência, e de uma política acertada que privilegia o Turismo”, disse Marx Beltrão.

Marx Beltrão, ministro do Turismo do Brasil
Marx Beltrão, ministro do Turismo do Brasil

“Um evento, que num país como o Brasil, que sofre com a descontinuidade de programas e ações, chega à sua 28ª edição merece respeito. O FESTURIS se consolida ano a ano como um importante ícone do calendário turístico da América do Sul. Isso porque os organizadores estão atentos às tendências e conseguem mobilizar grupos empresariais”, finalizou o Ministro.

Premiados

Ainda durante a cerimônia, alguns empresários foram homenageados com o prêmio Amigos do Festuris. Foram selecionados personalidades do trade que agregaram valorr ao evento. São eles: Igor Miranda, Marina Barros, Wilson Sierra, Mauricio Viana, Marcelo Carvalho, Juarez Barroso, Ivone Ferraz, Carlos Baltar, Gorgonio Loureiro, Andre Portela e Antonio Américo.

Premiados recebendo o troféu de Amigo do Festuris 2016
Premiados recebendo o troféu de Amigo do Festuris 2016

Congresso e feira iniciam nesta sexta

Com expectativa recorde de participação de profissionais de Turismo do Brasil e do exterior, o FESTURIS se divide em Congresso, nas manhãs dos dias 4 e 5 de novembro, no Palácio dos Festivais, e Feira de Negócios, nas tardes dos dias 4 e 5, a partir das 14 horas, no Serra Park.

A Feira ocupará 22 mil metros quadrados, e nesta edição estará dividida em espaços como: LGBT, Acessibilidade, Luxury (novidade 2016), Entretenimento, Destinos Gastronômicos, Enoturismo, Cultural e Religioso, Tecnologia, Mice, Sustentabilidade e Turismo Verde, Salas de Capacitações (programação de oficinas, workshops, e palestras de forma ininterrupta).

*O DIÁRIO viaja a convite da organização do Festuris

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade