O associativismo para o desenvolvimento do turismo no Município: Acesso ao mercado & governança

Continua depois da publicidade

por Eduardo Mielke*

Quase que a totalidade das iniciativas coletivas privadas resultam em uma associação. Contudo, este processo colaborativo ocorre de forma eficiente? Em outras palavras, o esforço da entidade tem dado retorno? Esta valendo a pena manter-se associado? Hoje a pauta são as associações de turismo nos municípios.

De ante mão, partiremos do princípio que as associações das quais me refiro aqui, além de desempenharem a função representativa da atividade turística, são aquelas cujo objetivo principal é a captação de negócios via eventos (MICE) e ou fluxo turístico (visitantes). Todo processo coletivo deve observar a dois critérios que são essenciais para que se possa responder às perguntas feitas no parágrafo anterior. A sustentabilidade em todos os níveis de uma associação de turismo, depende exclusivamente da observância da dinâmica que envolve os mesmos. Tenha isso sempre em mente.

Veja também as mais lidas do DT

A primeira é ACESSO AO MERCADO. É vital observar se o foco nos mercados mais interessantes está claro para os associados, e se os intermediários dos mesmos fazem parte do network da associação. E como é feita a estratégia de publicidade e propaganda desta oferta? Ela é direcionada ou generalista? No que tange ao MICE, as ações da entidade está trazendo oportunidades aos principais segmentos da economia local? Quanto de esforço é gasto na articulação com o corporativo/incentivos em setores específicos? E do lado da gestão, a associação promove ações de compra coletiva de insumos, ou de uso equipamentos de gestão como uso de softwears, por exemplo.

É errado em dizer que nós não temos a cultura deste processo. O Brasil tem vários exemplos de associações de sucesso

A segunda é a GOVERNANÇA, ou seja, diz respeito à forma com que se dá o processo de gestão, liderança, tomada de decisão, prestação de contas e relações institucionais com o governo local e demais entidades em todos os níveis. Ela deve dar o suporte técnico (conhecimento do mercado) e institucional (articulação/network), a fim de dar amparo ao pleno desenvolvimento do item ACESSO AO MERCADO. O equilíbrio entre os dois critérios é vital, ainda que o motor seja o primeiro. Neste âmbito, observa-se: se as decisões são feitas de forma organizada e democrática, tomadas de forma colaborativa em assembleia? Se estas estão fazendo sentido para seus associados, pois se não fazem há uma tendência natural ao afastamento (pouco quórum) e a concentração da decisão em poucas pessoas. O sentimento de pertencimento não ocorre, o que impacta na confiança percebida.  E sem confiança, não faz sentido.

É errado em dizer que nós não temos a cultura deste processo. O Brasil tem vários exemplos de associações de sucesso. O associativismo é o caminho mais robusto para que municípios possam evoluir. O que nos falta é uma Política de Turismo direcionada ao atendimento (capacitação) aos gargalos e necessidades destas entidades, muitos deles apresentados aqui. Isto porque, no contexto de hoje, são as associações nos municípios que podem transformar o turismo nacional.

*Eduardo Mielke, é doutor em Desenvolvimento Turístico Responsável (Uerj)/Dtur – Sistema Municipal Turístico -SIMTURGestão Pública – www.politicadeturismo.wordpress.com

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade