Fui nomeado secretário de Turismo! e Agora?

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Eduardo Mielke apresenta dicas e sugestões para um início de gestão assertiva!

por Eduardo Mielke*
Em primeiro lugar, comece olhando para as Entidades e Empresas de Turismo da sua Cidade. Sem distinção de tamanho. Você vai precisar delas muito mais do que você imagina. Isto porque, além do fato de que é através delas que tudo acontece, Turismo é uma das pastas mais pobres dentro da estrutura de qualquer Administração Pública. E sem dinheiro, terá pouco prestígio e atenção da própria Prefeitura. Isto significa que você terá que conquistar isso tudo, se não quiser chegar a metade da sua gestão reclamando de falta de apoio…
Veja, quanto melhor for seu entendimento sobre como funciona o mercado turístico, mais rápido será o seu resultado como Secretário. Una as pontas entre compradores não-locais e vendedores locais. Priorize o que tem mais apelo e estrutura, ao mesmo tempo que identifica “brechas de diálogo”, como disputas de poder dentro da própria cadeia de valor do Turismo.
Você não precisa apaziguar o mundo, mas Turismo só funciona bem se a cooperação existir no dia-a-dia. Use seu cargo para ter acesso e dar acesso. Facilite a vida de quem quer fazer negócio. Às vezes obter um simples alvará para um evento, demora mais que parto de Elefante. Olho no gato, outro no peixe.

Você não precisa apaziguar o mundo, mas Turismo só funciona bem se a cooperação existir no dia-a-dia. Use seu cargo para ter acesso e dar acesso.

Em segundo lugar, modernize o diálogo com um COMTUR inteligente, sem virar dono dele e nem do conselho! Aproveite-o como uma arena tripartite, construindo de baixo-para-cima o seu plano de Governo. Dê espaço ao engajamento, combinando o que é de responsabilidade de cada um. Todos ganham, inclusive você. Não se esqueça: Cooperar para Competir. Pense nisso. Se você está gostando, compartilhe este texto nos seus contatos. Muito obrigado!
Terceiro. Identifique e ajude pequenas cadeias produtivas de produtos locais ou pequenas aglomerações de empresas (em bairros, por exemplo) que precisam muito de visibilidade. Os eventos são para isso. Faça-os serem regulares ano após ano. Abuse das mídias sociais de forma colaborativa com o trade. Objetive a geração de emprego e renda local, pelo perfil que sua Cidade já possui. Articule. O Turismo ganha, a Cidade ganha, e de quebra a sua Secretaria.
Quarto. Olhe as Leis e a situação financeira da Prefeitura, observando se elas dão as bases jurídicas e das contrapartidas para aquilo que quer fazer. É a partir destes conhecimentos que poderá começar a pensar no dinheiro de Brasília. Prefeitura no CAUC? Esqueça! Atualize o Prefeito dos seus movimentos. Não deixe-o vendido. A vaidade não perdoa. Ah! Se você assumiu e de cara já tem o Carnaval pela frente, não se assuste! É uma gincana que irá te servir como estágio prático, meio talibã eu sei, de como as coisas funcionam.
E por fim, e por experiência própria, cuide com o que assina. Ofícios poderão surgir na sua mesa com um pequeno bilhetinho ao lado. E sempre, sob qualquer hipótese nunca deixe de contar com o apoio da família. Vai precisar dela.
Dúvidas, esclarecimentos?
Pergunte! O Blog Política de Turismo serve para isso.
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