Gabriel Arcon, da E-moving: “as empresas precisam se preocupar com a mobilidade urbana”

Continua depois da publicidade

(Redação do DT)

A partir desta quarta-feira (1º de julho), os hotéis ibis budget SP Paulista, Jardins e Paraíso passam a oferecer bicicletas elétricas a seus hóspedes. O projeto – que vem em um momento importante para a mobilidade urbana da capital –  é do jovem paulistano Gabriel Arcon, diretor e fundador da E-moving Mobilidade Urbana.

Estamos aproveitando o momento em que a cidade de São Paulo ganha cada vez mais ciclovias e, aos poucos, se propõe uma mudança no conceito de transporte urbano”, disse Gabriel ao DIÁRIO.

Veja também as mais lidas do DT

O aluguel da bike inclui kit de segurança, capacete e trava em U e terá custo de R$ 13 a hora.

Gabriel quer expandir seu projeto  com o encontro de ciclistas no hotel, free bike tours, entre outras iniciativas.

O DIÁRIO o entrevistou:

DIÁRIO – Hoje, provavelmente se tornará uma data histórica para você e, quem sabe para a cidade, pois seu projeto sugere uma mudança no modelo de transporte em São Paulo, à exemplo da maioria das cidades européias…

GABRIEL ARCON – Tudo o que a rede Accor faz vira referência no Brasil inteiro e acho que até em outros países. São Paulo é uma cidade com o trânsito totalmente caótico, transporte público lotado, taxis caros, com toda essa malha cicloviária que está sendo implantada, chegando a 400 km até o final do ano, acho que chegou a hora. As grandes capitais estão se preparando para esse modal novo de transporte.

Nós achamos que a bicicleta elétrica é, sim, a melhor forma de se locomover, porque você não vai suar, não precisa se preocupar com ladeiras no trajeto até o destino, pode andar até 30 km de distância, economiza com gasolina, estacionamento, tempo, essa união entre a rede Accor e a e-moving é, acredito nisso,  um gol de placa das duas empresas. Estamos começando pela bandeira Ibis Budget, mas queremos alcançar outras marcas.

dez_motivos_bike_eletrica_6

DIÁRIO – Vocês começaram com três unidades da rede. São quantas bicicletas e qual a perspectiva de implantação de novos equipamentos?

GABRIEL ARCON – Iniciamos um piloto em três unidades, no Paraíso, que fica no final da Vergueiro e começo da Paulista; na Paulista, rua da Consolação, e no Jardins, Nove de Julho; as três muito bem localizadas por conta das ciclovias em seu entorno. Hoje (1º de julho) iniciamos com duas bicicletas em cada, veremos quais são os erros e acertos para irmos modelando a melhor forma de atendimento, e daqui uns dois meses veremos a necessidade de colocar mais bicicletas. Podemos chegar a até 20 bicicletas em cada hotel, tudo vai depender da demanda.

Para se ter uma ideia, um hotel como esse da Paulista, passam, por mês, 20 mil pessoas. É muita gente que verá o projeto e, conforme o tempo for passando, as pessoas se acostumarão mais com isso, porque é um hábito que o turista e o paulista precisam colocar na cabeça. Acredito que o grau de adesão será maior ainda.

DIÁRIO – A parte de operacionalização do aluguel de bicicletas, como vai funcionar e quanto vai custar o aluguel da bike?

GABRIEL ARCON – O hóspede vai solicitar a bicicleta sempre no balcão, o pessoal da recepção faz a ficha cadastral com horário de entrada, horário de saída, nome, CPF, check list da bicicleta, o hóspede vai preencher um termo de responsabilidade sobre o produto e ser liberado. O hóspede contará com um mapa onde poderá se localizar e verá quais são os pontos de referência na região e poderá utilizar as ciclovias que estarão nesse mapa também para ter como referência e ir de uma maneira segura para o destino.

O aluguel será de R$ 13 por hora e toda a manutenção é feita pela E-moving.

As bicicletas atingem até 30 Km/h e sua bateria dura até 30 Km
As bicicletas atingem até 30 Km/h e sua bateria dura até 30 Km

DIÁRIO – Qual o grau de idealismo que você depositou nesse projeto?

GABRIEL ARCON – A e-moving nasceu porque vimos que a mobilidade urbana não está sendo bem compreendida mesmo e ainda pelas grandes empresas… Hoje a maioria das empresas se preocupa em reduzir a conta de água, menos custo com energia, insumos etc, não só hotéis, mas todas as empresas olham pouco para a mobilidade urbana, e essas empresas têm o poder de persuadir seus hóspedes para fazer com que eles utilizem meios alternativos.

Escolhemos a bicicleta porque acreditamos que seja a melhor forma de deslocamento, mas poderia ser patins, skate, algo que nem surgiu ainda, mas a bicicleta elétrica é a forma mais prática e rápida de uma mudança de comportamento.

www.e-moving.com.br

Publicidade

1 COMENTÁRIO

  1. Ótima e bem formatada idéia de um empreendedor muito inteligente e capaz. Vai se disseminar por todo o Brasil. Parabéns! Não vejo a hora de chegar no Rio de Janeiro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade