Gilberto Durante, secretário de Bento Gonçalves: “ultrapassaremos os 1.3 milhão de visitantes”

Continua depois da publicidade

Nos últimos 15 anos fizemos um posicionamento muito forte e realmente o enoturismo é o nosso carro chefe, tem sido o principal motivo para captarmos mais de 1,2 mil eventos de pequeno, médio e grande porte na cidade

REDAÇÃO DO DIÁRIO

O ano de 2016 foi um ano bastante movimentado para o turismo de Bento Gonçalves, segundo o secretário de Turismo da cidade, Gilberto Durante. De acordo com ele, a capital nacional do enoturismo deve ultrapassar os 1.3 milhão de turistas, um acréscimo de 10% no número de visitantes, em relação a 2015. Nesta entrevista, o secretário explicou que a cidade recebe turistas com diferentes perfis nos 3,4 mil leitos que possui. “A média de permanência gira em torno de duas e quatro diárias. Temos também os turistas da região das hortênsias, que passam um dia, não se hospedam. Em terceiro, por sediarmos grandes feiras, utilizamos até a hotelaria de Porto Alegre ou outras cidades da região, com turistas que passam o dia aqui, depois voltam para mais um dia de evento”, explicou ao DIÁRIO.

Acompanhe a entrevista:

Veja também as mais lidas do DT

DIÁRIO – Tem como fazer um balanço das ações do turismo de Bento Gonçalves em 2016?

GILBERTO DURANTE – O ano de 2016 foi um ano bastante movimentado na questão turística em Bento Gonçalves. Tivemos a oportunidade, através da participação em diversas feiras e eventos, algumas ações que realizamos também trazendo jornalistas e operadores de turismo, fizemos capacitação e promoção e, aproveitando o aquecimento do turismo doméstico, fecharemos o ano com acréscimo de aproximadamente 10% do volume de visitantes, em relação a 2015. Nós ultrapassaremos 1,3 milhão de visitantes.

DIÁRIO – Qual é o perfil desses visitantes?

GILBERTO DURANTE – Nós temos um perfil composto por três tipos de visitantes que se hospedam na cidade. Hoje temos 3,4 mil leitos. Um bom fluxo dos que permanecem na cidades, ficam entre duas e quatro noites. Depois nós temos o segundo componente, aqueles da região das hortênsias, que passam um dia conosco. Passam por aqui, utilizam a gastronomia, o entretenimento, as compras, mas não se hospedam. Tem também o terceiro, o dos eventos. Como temos o maior espaço de eventos da América Latina, sediamos grandes feiras e acabamos utilizando inclusive a hotelaria da grande Porto Alegre e outros municípios da região. Eles passam o dia na feira, retornam no dia seguinte… Esses três públicos passam pela cidade.

O enoturismo é o carro-chefe para a chegada de visitantes à região (Fotos: W Mattos Jr - DT)
O enoturismo é o carro-chefe para a chegada de visitantes à região (Fotos: W Mattos Jr – DT)

DIÁRIO – Um dos carros chefe é o Vale dos Vinhedos, a tradição vinícola da cidade. Como esta a evolução desse setor?

GILBERTO DURANTE – Somos o principal destino de enoturismo do Brasil. O enoturismo não é reconhecido oficialmente como segmento turístico pelo Ministério do Turismo, embora no mundo isso exista. Nos últimos 15 anos fizemos um posicionamento muito forte e realmente o enoturismo é o nosso carro chefe, tem sido o principal motivo para captarmos mais de 1,2 mil eventos de pequeno, médio e grande porte na cidade. Utilizamos o diferencial do turismo enológico para posicionarmos de melhor maneira. Hoje são 79 vinícolas na cidade e no passado a grande maioria apenas produzia e vendia os vinhos aos grandes centros.Hoje, criou-se uma estrutura nas vinícolas para receber os visitantes da cidade. Esse foi o grande diferencial. Em janeiro, fevereiro e março são os meses de colheita de uva, então temos o Bento em Vindima, onde podemos proporcionar programas nos quais as pessoas podem inclusive acompanhar a colheita e todo o processo de produção de vinhos e espumantes.

Em outras épocas do ano utilizamos outras temáticas. No inverno, por exemplo, utilizamos a enogastronomia, harmonização dos nossos vinhos e espumantes.

https://www.bentogoncalves.rs.gov.br/

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade