Gramado deve receber cerca de 300 mil turistas durante festival de cinema

Continua depois da publicidade
(Agências com Edição do DT)
Até sábado (dia 15) a cidade de Gramado (RS) celebra a 43ª edição do Festival de Cinema – um dos mais importantes do Brasil. A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 mil visitantes. Quarenta e oito filmes nacionais e estrangeiros disputam os Kikitos – nome dado à estatueta que se transformou em um dos símbolos do turismo na cidade.
 
Entre os homenageados desta edição estão a atriz Marília Pera, que vai receber o Troféu Oscarito; e o cineasta Daniel Filho, agraciado com o Troféu Cidade de Gramado. O diretor e roteirista argentino Fernando Solanas será homenageado com o  Kikito de Cristal e o cearense Zelito Viana produtor de Terra em Transe, o troféu Eduardo Abelin.  O festival acontece no Palácio dos Festivais, construção em estilo enxaimel, em frente à Rua Coberta, onde há várias lojas de chocolates e restaurantes. A ocupação hoteleira durante o evento fica entre 95% e 100%.
 
O advogado e roteirista Davi Pires, vencedor de dois kikitos em 2009 com o Filme Invasão do Alegrete (melhor roteiro e melhor ator), já esteve duas vezes no festival de Gramado. “É como ir à Cinelândia, você vê filmes de manhã, à tarde e à noite”, disse. Além de ter grande movimentação no inverno e durante o evento Natal Luz, em dezembro e janeiro, Gramado atualmente tenta se fortalecer no turismo de negócios. Todo ano a cidade sedia cerca de 300 eventos da iniciativa privada e pelo menos um grande evento por mês da prefeitura, que movimentam em torno de 40% do fluxo local total de turistas. Ao todo são cerca de seis milhões de turistas durante todo o ano.
 
Este ano Gramado foi eleita o melhor destino de viagem do Brasil, no prêmio Traveler’s Choice do site TripAdvisor. A cidade obteve ainda a terceira colocação no ranking que considera as cidades preferidas da América do Sul, de acordo com votação dos usuários do site. Para desenvolver o turismo local, o MTur já destinou R$ 12 milhões em recursos para obras de infraestrutura turística na cidade, entre elas, obras de pavimentação asfáltica, pórtico e sinalização turística. O MTur também oferece uma cartilha sobre turismo cinematográfico. A área audiovisual, segundo a Agência Nacional de Cinema (Ancine), movimenta mais de R$ 16 bilhões por ano.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade