Grupo Rio Quente implementa sistema que reduz gastos com energia

Continua depois da publicidade

A escolha pelo mercado livre de energia teve como principal motivação o menor custo e a utilização de uma energia mais limpa

Agências com Redação do DIÁRIO

O Grupo Rio Quente, controlado pelas holdings Algar e FCL Participações e Investimentos S.A., informa que atingiu 47% de economia energética após migrar do mercado cativo para o mercado livre de energia. A diferença entre os dois tipos está em sua origem: consumidores livres compram energia diretamente dos geradores ou comercializadores, enquanto os consumidores cativos compram de concessionárias de distribuição. A nova medida garantiu, também, a redução no consumo de diesel dentro do complexo.

A escolha pelo mercado livre de energia teve como principal motivação o menor custo e a utilização de uma energia mais limpa. No modelo de energia incentivada, escolhido pela empresa, o Governo brasileiro estimula a expansão de geradores de fontes renováveis limitados a 30 MW de potência, como pequenas centrais hidroelétricas, biomassa, eólica e solar. Os compradores de energia proveniente destes geradores recebem descontos na tarifa de uso do sistema de distribuição, o que acarreta na melhor gestão de recursos no complexo.

Veja também as mais lidas do DT

 Resultados

A migração, que teve início em junho de 2016, já apresentou resultados: após a mudança, foi observada uma redução no custo pago de aproximadamente R$ 1.7 milhão, em oito meses, além de uma redução expressiva no consumo de combustível dos geradores de dentro da área do complexo, que funcionavam de segunda a sexta-feira, em horário de ponta (das 18h às 21h) por conta dos custos do mercado cativo, e que, agora, funcionam apenas quando falta energia da distribuidora. Quando comparados, o ano de 2016 teve um consumo de diesel 88% mais baixo que o anterior (foram cerca de 201.021,14 litros de diesel a menos). O consumo de gases também foi menor e apresentou redução de 492 tCO2e de Gases de Efeito Estufa.

 

 

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Recentes

Publicidade

Mais do DT

Publicidade